Blog, Blog Arquitetura das Flores

Dia do Esportista: Flores ideais para presentear na data especial

Flor roxa ideal para presentear pessoas especiais no dia do esportista

O Dia do Esportista é uma data especial para incentivar a prática esportiva e a atividade física, que destaca as atividades dos atletas e dos esportistas. E antes de especificarmos os presentes ideais para esse público, você sabe a diferença entre um e outro? Pode parecer termos bem similares, mas os objetivos dos esportistas e atletas são muito diversos. O esportista busca por qualidade de vida, e já o atleta busca superar seus próprios limites para atingir um alto nível de desempenho. O esportista é qualquer pessoa que pratica atividade física, focado em objetivos diversos como lazer, melhora da qualidade de vida, entre outros, enquanto o atleta é quem busca alto desempenho na prática esportiva, geralmente fazendo disso sua profissão. 

Nesse texto, você vai saber mais sobre o Dia do Esporte, além de conhecer duas histórias sobre a tradição de presentear esportistas com flores, o motivo desse dia ser importante e as melhores flores para presentear uma pessoa esportista ou atleta. Então, boa leitura!

Entenda a importância da criação Dia do Esportista

Flor de pétalas rosas para presentar no dia do atleta.

O Dia do Esportista é celebrado todo dia 19 de fevereiro, o objetivo da criação dessa data celebrativa possui os significados de: conscientizar a prática de atividade física e homenagear quem pratica atividades esportivas.

A data foi criada em 1993, instituída pela Lei n˚ 8.672, conhecida como “Lei Zico”, promovendo os benefícios de praticar esportes.

A título de curiosidade, existe outra lei, com a mesma finalidade, mas que foi criada anos depois, em 24 de março de 1998, apelidada de “Lei Pelé“, também conhecida como “Lei do Passe Livre”, a Lei de  n˚ 9.615.

Essa Lei foi instituída para criar o dia do desporto, junto com o Dia Mundial do Desporto Olímpico, mas no Brasil essa nova regra não teve muita aceitação popular, e por aqui mantemos o dia 19 de fevereiro, Dia do Esportista.

O Dia do Esportista 2023 será muito importante, principalmente com o pós pandemia, onde as pessoas estão se reconhecendo e se preocupando mais com a saúde física e mental, valorizando mais a vida.  

Falando em reconhecimento, o momento de consagração máxima de qualquer atleta é quando ele recebe uma premiação, seja uma medalha ou troféu, neste momento, o indivíduo passa a ter o nome escrito na história da modalidade que pratica.

Nesse texto, você vai conhecer duas histórias que simbolizam a tradição de entregas de flores para atletas.

A primeira fala sobre a tradição de entregar objetos que simbolizam reconhecimento e prestígio, uma tradição muito antiga que começou com flores sendo entregues para campeões nos tempos gregos e romanos.

Já a outra história, tem um simbolismo muito particular e aconteceu há pouco tempo.  Para conhecer mais sobre essa tradição, continue lendo o texto.

Duas histórias para entender de onde surgiu a tradição de presentear atletas no Dia do Esportista

Ramo com folhas verdes

Flores para atletas nos tempos da Grécia e Roma antiga

Com certeza você já deve ter visto, seja em seriados ou filmes que narram histórias da época da Roma ou Grécia antiga, personagens sendo premiados com a famosa coroa de louros, certo?! A tradição de presentear com flores é antiga e se permeia aos longos dos anos, conheça o significado dessa coroa.

Em latim, usava-se a expressão “corona triumphalis”, para se referir a coroa triunfal, pelo nome é possível entender a importância desse objeto na época que permanece até hoje para o Dia do Esportista.

Nos Jogos Olímpicos que aconteciam em diversas cidades da Grécia antiga, em homenagem aos Deuses Gregos, os atletas campeões das modalidades, que envolvem exercícios de força, velocidade e destreza, eram premiados com a coroa de louros. 

Na cerimônia de premiação, além da entrega da coroa, o atleta campeão era homenageado com ramos de flores que eram arremessados pelos espectadores.

Enquanto o campeão era coroado, fitas vermelhas eram amarradas na cabeça e nas mãos do vencedor, além de louros, a coroa também era feita de pinho ou ramos de oliveiras.

Outro significado que esse objeto tinha na mitologia grega e romana era de poder, pessoas que detinham controle sobre o exército usavam a coroa, e os imperadores eram proclamados através de uma coroa de ramos dourados.

Essa breve história evidencia que a tradição de presentear com flores já acontece há bastante tempo, mas além dessa, existe outra história mais recente que também é relacionada ao simbolismo de presentear com flores no Dia do Esportista.

O simbolismo único das flores entregues nas Olimpíadas do Japão 

Nas Olímpiadas de 2021 que aconteceu no Japão, as flores tiveram um simbolismo muito especial e particular, naquele ano foram produzidos 5.000 arranjos pelo Conselho de Flores Nippon, os atletas medalhistas recebiam um buquê com 3 tipos de flores.

Os objetos mediam cerca de 17 centímetros de diâmetro e tinham aproximadamente 28 centímetros de altura, o interessante é a forma que os produtores encontraram de manter as flores com boa aparência, mesmo longe do vaso.

O caule de cada flor foi envolvido por água em gel, que manteve o arranjo fresco por mais tempo, fazendo com que as flores ficassem hidratadas.

As flores que compuseram o buquê eram nas cores amarelo, azul e verde, e devido ao contexto não eram apenas um ornamento para as fotos dos atletas medalhistas, mas tiveram uma representatividade única.

As três flores representavam a recuperação do Japão após o terremoto e tsunami que aconteceu em 2011, gerando o acidente nuclear na usina de Fukushima, afetando também as cidades Iwate e Miyagi.

As flores que fizeram parte desse buquê começaram a ser cultivadas antes do início do evento, no momento em que o país conseguiu o direito de sediá-lo, pela segunda vez após 57 anos, onde a última havia acontecido em 1964.

As flores foram cultivadas nas três cidades que tiveram mais impactos dos acontecimentos de 2011, e quando o buquê chegava na mão dos atletas representava perseverança e resiliência, transmitindo bons desejos para o futuro.

As flores cultivadas em cada região ajudaram a movimentar a economia das três cidades e serviram como símbolo de “gratidão ao povo do mundo por sua cooperação e gentileza”.

Agora que você entende o significado desse buquê, se aprofunde um pouco mais nessa história, e conheça o significado das flores que fazem parte desse arranjo.

Conheça o significado de cada flor do buquê das Olímpiadas de 2021

Flores rosas e amarelas.

Cada uma das flores que foram entregues aos atletas medalhistas não foi escolhida sem um bom motivo, cada espécie representa uma história diferente. Conheça um pouco de cada uma:

Girassóis de Miyagi

Girassóis amarelos

A cidade de Miyagi é conhecida pelo cultivo de Rosas, mas os Girassóis representam as vidas de jovens que foram atingidos pelo tsunami que aconteceu no Leste do Japão.

Os pais de algumas dessas pessoas voltam à colina de Miyagi e plantam Girassóis onde os jovens buscaram proteção, agora, anualmente, o local floresce, em memória dos jovens.

Eustoma de Fukushima

Uma organização sem fins lucrativos cultivou flores na cidade de Fukushima para alimentar a esperança após o terremoto e o acidente nuclear que interromperam o trabalho da indústria agrícola da região.

Gencianas de Iwate

A cidade de Iwate fica no litoral e por isso enfrentou as ondas do tsunami, e como a região é a maior produtora de Gencianas do Japão, com pétalas azuis índigo, combinou com a cor escolhida para o emblema dos jogos de Tóquio em 2021.

A tradição das Olimpíadas no Japão remete a história de presentear atletas com flores, e se você quiser fazer o mesmo no Dia do Esporte, continue lendo o texto para conhecer algumas dicas de espécies para presentes!

Conheça as 4 melhores flores para presentear atletas + 1 arranjo especial

dia do esportista flores ideias para presentear na data especial arquitetura das flores porto alegre 5 scaled e1675791971167

Girassol

O Girassol teve um significado especial na história que você acabou de ler, mas de modo geral, o significado dessa flor está relacionado a dignidade, glória e paixão, além de ser uma flor que traz muita energia positiva para o ambiente.

Cravos e Cravinas

Os Cravos são flores discretas e elegantes, assim como as Cravinas que ficam bonitas em celebrações, por serem discretas, mas não deixam de serem notadas.

Gloriosas

A flor Gloriosa combina muito com celebrações, o próprio nome indica o seu significado, simboliza o momento de consagração de qualquer atleta no Dia do Esporte, relacionada ao triunfo.

Boca de Leão 

A Boca de Leão é uma flor que muda de significado dependendo da cor das pétalas, para combinar com a comemoração do dia 19 de fevereiro, a cor ideal é a laranja, pois simboliza vitória e proteção. 

Box de flores

O Box de flores é uma opção para criar um paraíso de flores, por causa da quantidade contida na caixa, o interessante são as combinações de cores de flores que podem ser feitas, como por exemplo, criar um arranjo da cor de um time, e explorar a criatividade.

Se você leu o texto até aqui, então sabe a importância do Dia do Esportista, como foi criada a homenagem, conheceu duas histórias interessantes sobre a tradição de presentear atletas, além de opções de flores para presentear alguém especial neste universo do esporte. 

Na Arquitetura das Flores, Floricultura de Porto Alegre, você encontra muitas opções de flores para presentear no Dia do Esportista e em outras ocasiões. Para ajudar você a conhecer outras flores, além das que foram citadas, conheça também nossa categoria de Parabéns, com certeza vai encontrar algo que se encaixe com você e/ou para uma pessoa especial.

Antes de você ir embora, queremos saber, qual esporte você pratica?

Cravina rosa ao lado de flor amarelo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *