O Novembro Azul é o movimento que acontece neste mês para conscientizar sobre a saúde do homem, por isso, você vai ouvir falar muito, principalmente, sobre o tratamento do câncer de próstata, pois essa campanha vem logo após o Outubro Rosa – publicado no nosso blog. E, para iniciar este mês, trazemos a pauta Novembro Azul, tema voltado à saúde dos homens, que linkamos também sobre tons azuis das flores. Para saber mais, leia esse texto até o final.
Entenda o que é o Novembro azul e qual o significado
Estamos no começo do mês e, com certeza, você vai ouvir falar muito sobre a cor azul associada a Novembro, e para que você esteja por dentro dessa conversa, entenda o por quê esse mês se remete a essa cor.
O que é o Novembro Azul?
Segundo dados do Sistema de informação Ambulatorial (SIA) do SUS (Sistema ùnico de Saúde), entre os anos de 2016 e 2020 a procura por médicos aumentou entre o público masculino, apesar dessa boa notícia, o número de mulheres que fazem consultas regulares a médicos é maior.
Durante muito tempo, a parcela masculina da sociedade brasileira ficou conhecida como o público que evita ir ao médico, esse é um dos motivos pelo qual é preciso discutir sobre a importância dos homens cuidarem da própria saúde.
Ao longo do mês de Novembro, a maior parte das ações e conversas serão preenchidas por assuntos relacionados ao câncer de próstata, o motivo é a origem do movimento.
E, com o tempo, muitas outras questões foram adicionadas à pauta deste mês e, atualmente, a ideia é estender o assunto, usar os próximos dias para falar sobre a saúde do homem, de forma em geral.
O interessante deste período é aproveitar o penúltimo mês do ano para falar sobre algo muito pertinente: saúde, e de maneira geral. Importante ressaltar que o cuidado masculino com a própria saúde é algo indicado para o ano inteiro e não apenas em um mês.
As ações relacionadas a esse mês têm o objetivo de não apenas falar sobre questões de saúde, mas também estão focadas em falar com homens sobre a importância de se cuidar e despertar a preocupação de estar em dia com os cuidados do próprio corpo.
Saiba a origem que fez com que Novembro seja lembrado pela cor azul todos os anos
A cor azul passou a ser associada ao mês de Novembro a pouco tempo atrás, em 2003, o termo usado para se referir ao tema era “Movember”, uma campanha que teve inspiração de um movimento internacional criado para arrecadar dinheiro para financiar projetos que se destinam à saúde do homem.
O primeiro país a começar com esse movimento foi a Austrália, onde um grupo de amigos tomou a iniciativa de deixar o bigode crescer durante todo o mês para demonstrar solidariedade a questões de saúde masculina.
Graças a essa história de origem, as decorações do Novembro Azul têm dois símbolos, a famosa fita azul ou o bigode, aliás, a campanha acontece durante o mês inteiro, e o dia 17/11 ressalta o dia mundial de combate ao câncer.
Agora que você entende a importância das pautas deste mês e como foi criado, vamos entrar em um assunto de extrema importância, sobre os sintomas e a prevenção do câncer de próstata.
Saiba identificar os sintomas causados pelo câncer de próstata
O câncer de próstata é criado por um tumor, que se forma a partir de células que se comportam de maneira anormal no desenvolvimento e se multiplicam, por causa disso, pode levar um tempo para que os primeiros sintomas sejam sentidos.
Geralmente na fase inicial, o corpo não demonstra nenhum problema aparente que possa ter relação com o tumor.
Quando surgem os primeiros sinais, fique atento, pois pode ser um sinal que a doença avançou. Para que você entenda mais e possa reconhecer os sinais, confira os sintomas:
- Vontade de urinar com frequência, principalmente durante a noite;
- Fluxo urinário fraco ou interrompido;
- Problemas de ereção;
- Urina com sangue;
- Dor nos ossos, principalmente costas, coxas e ombros;
- Dormência na parte inferior do corpo.
Todo homem deve ficar atento caso sinta algum destes sintomas, que podem aparecer sozinhos ou em conjunto, segundo dados do Inca (Instituto Nacional do Câncer), um homem morre vitimado pela doença a cada 38 minutos, essa doença representa 30% dos casos oncológicos – área da medicina que cuida de tratamento de tumores.
Homens acima dos 65 anos de idade têm 60% de chance de ter câncer de próstata, por isso pessoas nessa faixa de idade devem redobrar a atenção.
Para saber como identificar o câncer de próstata, e o fato do mês estar ainda no começo, conheça os dois tipos de exames que podem ser feitos para detectar a presença do tumor.
Saiba quais são os dois exames que podem ser feitos para detectar câncer de próstata
Exame PSA
O exame de dosagem de PSA é nada mais do que um exame de sangue para a avaliar a quantidade de PSA (Antígeno Prostático Específico) no sangue, apesar do nome complexo, não é complicado entender o que é essa substância.
Trata-se de uma proteína produzida pelo tecido da próstata e pelas células cancerosas, importante você entender que a quantidade dessa proteína pode variar durante a vida, devido a diversos fatores.
Toque retal
O toque retal é o exame mais conhecido e também o que sofre mais preconceito dos homens, essa é outra questão importante para saúde masculina abordada no mês de Novembro, o incentivo a realização do toque retal.
Apesar do exame citado anteriormente ser uma opção válida em detrimento deste, a recomendação é realizar os dois, pois ao fazer isso, é possível obter o diagnóstico precoce em 80% dos casos, além disso, uma informação animadora, quando o câncer de próstata é percebido rapidamente a chance de cura é de 97%.
O toque retal é um exame feito para detectar alterações na próstata e a presença de nódulos ou qualquer irregularidade.
Neste contexto, falar sobre a saúde masculina se faz muito importante, por isso, em alguns lugares você vai encontrar decorações Novembro Azul baseadas no tema do mês, para lembrar a importância do cuidado. E uma maneira de decorar um ambiente é colocar flores, conheça algumas opções:
Conheças algumas flores com a cor do Novembro azul
Decorações podem ser aperfeiçoadas com flores, para transmitir vida ao ambiente. Caso você esteja pensando em realizar algum evento relacionado ao tema, pode dar flores como lembrancinhas junto a um bilhete, por exemplo. Conheça três ótimas opções:
- Orquídea
Associada à serenidade e harmonia, a cor azul também promove a diminuição da circulação sanguínea, redução da temperatura do corpo e da pressão arterial. Justamente por isso, as Orquídeas azuis costumam ser muito associadas a ambientes de recuperação e são ótimos presentes com desejos de melhoras;
- Lírio
O Lírio azul também significa crescimento espiritual e expansão da consciência. Para algumas culturas, ele é símbolo de segurança, bons sentimentos, estabilidade, confiança e durabilidade;
- Hortênsia
As flores azuis são associadas a conforto, paz e serenidade, bem como a devoção, esperança e estabilidade;
- Delphinium
A flor azul é conhecida por ser uma flor que representa o infinito e o inalcançável. Sua oferta está relacionada aos sentimentos de gratidão, respeito;
- Azulzinha
É uma flor azul rústica, pequena e delicada nativa do Brasil. Significa principalmente o frescor e vivacidade, gerando sensação de paz, renovação e mudança;
- Bela Emília
Esta flor revela uma personalidade encantadora, justa, tranquila, com habilidades de decisão e ação.
Essas são algumas opções de flores que você pode usar como decoração Novembro Azul, mas saiba que unir flores brancas às flores azuis, cai muito bem nas decorações para um tema como este, pois criam contrastes, destacando ainda mais pela cor azul.
Para encontrar flores com diversidade de cores e tipos, conheça a Arquitetura das Flores, um local que tem mais de 40 anos de experiência sobre o assunto. Nosso conhecimento compartilhamos em nosso blog, então para saber mais, continue aqui e leia mais temas assim como este.
Quer encontrar flores ideais para alguma ocasião ou para campanhas temáticas? Entre em contato conosco.