Blog, Blog Arquitetura das Flores

Guia do Arranjo de Flores para se tornar um expert no assunto

Arranjo de rosas dentro de cesta encima da mesa

O Arranjo de Flores serve como objetos de decoração usados em ocasiões especiais para trazer alegria ao local. Um belo conjunto de flores pode ser apreciado, mas também serve para presentear alguém ou para compor a decoração de algum cômodo da casa. 

Neste guia, tratemos sobre os tipos de Arranjos de Flores Naturais que perfumam e embelezam o ambiente em que são colocados, mas que precisam de cuidado para durarem por bastante tempo.

Além disso, você descobrirá uma dica de ouro para melhorar a composição de arranjos, além de conhecer 3 combinações de flores que ficam bem em qualquer conjunto, irá saber o que esperar de cada estação do ano em relação ao tipo de flor para cada época do ano.

Conheça os tipos de Arranjo de Flores que você pode escolher

Uma pessoa que busca por Arranjos de Flores Modernos, geralmente, presta atenção apenas nas flores do conjunto, mas para escolher um buquê de flores é importante conhecer os tipos que melhor podem compor um arranjo. 

Importante ficar atento ao tipo de arranjo que combina com a ocasião, e para que você entenda mais, acompanhe o guia a seguir.

Arranjo Formal

Para ambientes com decoração padronizada, como casamentos ou festas com tom elegante, esse tipo de Arranjo de Flores para Mesa faz combinação perfeita com as flores organizadas em outro espaço.

Arranjo Assimétrico

Arranjo assimétrico

A existência do arranjo formal implica na existência do arranjo informal, neste caso, para padronizar um estilo, é muito válido usar a criatividade para definir um tema para ajudar a escolher quais flores serão usadas, como por exemplo, flores da estação ou definir uma paleta de cores.

O segredo para montar um bom arranjo é saber que você não deve focar apenas nas flores, mas também no vaso e saber criar combinações, esse assunto será tratado mais para frente. Acompanhe. 

Arranjo Linear

Este tipo de Arranjo de Flores Moderno tem esse nome pois é como se fosse escolhida uma direção que pode ser horizontal, vertical ou triangular. Após essa escolha, o arranjo é  criado de maneira harmoniosa, transmitindo uma sensação de ritmo e linearidade.

Arranjo Vegetação

Arranjo vegetação

Para quem gosta de uma casa com decoração natural ou precisa decorar um evento baseado nessa temática, o Arranjo de Flores para Mesa vegetação é a melhor opção, pois suas características imitam um jardim, onde as flores combinam com vaso de barro ou estilos muito tradicionais e semelhantes. 

Arranjos Acromáticos

Esse tipo de combinação de flores fica bem com decorações sóbrias, tanto de casa quanto de eventos, sendo uma carta na manga para quando houver dificuldade na escolha das cores.

O conjunto de flores acromático é composto apenas por duas cores: branco e verde, pois são consideradas neutras no universo da composição de cores.

Arranjo Suspenso

Arranjos Florais não precisam ficar apenas na mesa, mas podem decorar também as paredes do ambiente, o arranjo suspenso é posicionado em cascata com as flores distribuídas de cima a baixo do vaso. 

Essa composição deixa o ambiente mais elegante e cria a sensação de teto rebaixado, oferecendo amplitude ao local.

Arranjos de Flor na Box

Arranjo de flores na Box

Arranjos Florais não podem faltar em decoração, mas também são ótimos para presentear, e nesse caso não é necessário colocar nada em um vaso, mas na box. 

Existem diversas opções de flores que vem em uma caixa, algumas acompanhadas de outros itens, mas o interessante desse tipo de arranjo é a possibilidade de brincar com as cores para compor o conteúdo da caixa.

Falando em composição de arranjos, é importante que você entenda quais são as formas recomendadas para combiná-los.

Conheça a regra de ouro para montar Arranjo de Flores!

Não existe uma regra fixa para combinar Arranjo de Flores, mas existe uma série de boas práticas. E se existisse apenas uma forma de combinar flores não haveriam diversos tipos.

Combinar Arranjo de Flores não é uma atividade complexa, mas claro se contar com um especialista facilita essa tarefa. E se você quer fazer isso sozinho, então é fundamental conhecer uma regra que fará com seus arranjos fiquem bem produzidos. 

O segredo pode ser traduzido em: uma palavra, tamanho, tanto das flores no caule, quanto na parte das pétalas. Vamos explicar:

Utilizar flores com tamanhos diferentes faz com que os Arranjos de Flores Naturais fiquem coesos e harmoniosos.

O tamanho das flores também é importante, pois um arranjo precisa de flores principais e de flores complementares, por isso é válido misturar flores diferentes, mas com comprimentos diferentes, onde cada flor deve ser colocada de maneira alternada. 

Agora que você sabe como combinar flores para montar um arranjo, continue lendo para conhecer 3 combinações.

3 Combinações de tipos de flores que formam belos Arranjo de Flores Modernos

Mini Rosa e Gypsophilas

Essa combinação de flores segue o conceito de tamanho falado na regra de ouro que você aprendeu, pois a Mini Rosa cresce de 20 a 40 centímetros, enquanto a Gypsophilas fica entre 90 a 120 centímetros.

Esse fato faz com que essas duas flores se complementam criando contraste de tamanho no vaso, dessa forma uma flor não cobre a outra.

Flores do Campo

Combinar Flores do Campo possibilita a criação de arranjos coloridos, por causa da diversidade de cores e espécies que fazem parte desse grupo, as Flores do Campo combinam tão bem que criam contraste de cores.

Orquídeas e Lírios

Orquídeas e Lírios combinam pelo contraste do florescer das pétalas, unindo a diferença de cada uma. O Lírio tem as pétalas para fora, enquanto a Orquídea cresce para cima e as pétalas não se abrem tanto e não são tão grandes, fazendo com que se complementem na composição.

Cada estação do ano oferece variações de flores para montar combinações e enfeitar lugares. Para que você possa usar tudo que aprendeu até aqui adaptado às flores de cada estação, saiba um pouco do que esperar em cada época do ano. 

Saiba quais são as melhores flores para fazer arranjos em cada estação do ano

Inverno

O Inverno é a estação do ano em que é mais complicado encontrar muitas flores desabrochadas, pois a maioria das espécies está se preparando para a Primavera onde florescem de vez.

Por outro lado, isso não significa que não existem boas opções, a ideia durante a estação fria é apostar na elegância de flores como o Copo-de-Leite e a Rosa.  

Outono

Durante o Outono, a temperatura sobe um pouco, mas se mantém amena, mas essa alteração é o suficiente para que as flores desabrochem e o seu leque de opções fique mais extenso. 

As principais flores que você pode usar durante a estação de Outono são a Astromélia, a Tulipa e o Crisântemo para criar combinações robustas.

Verão 

O mês mais quente do ano não pode deixar de ter como referência o Girassol, que pode ser acompanhado por Hortênsias e, novamente, Astromélias, pois um bom conjunto precisa de flores principais e de apoio. 

Primavera

Na principal estação das flores é fácil ficar um pouco perdido com tantas opções, por isso não vamos falar apenas sobre um tipo, apenas se deixe levar pelas cores vibrantes e elegantes que preferir.

Se você leu esse guia com atenção, então aprendeu bastante sobre Arranjos Florais, os seus tipos, a dica de ouro para criar combinações, além de saber um pouco sobre quais flores você pode encontrar em cada estação.

Para fazer Arranjos de Flores, sempre opte pelas naturais ao invés das que são feitas de materiais sintéticos, pois passam a sensação de vida para o ambiente e permitem mais opções, além de diversidade de tipos.

Para encontrar as melhores flores em arranjos diversos, você precisa conhecer a Arquitetura das Flores. 

Na Arquitetura das Flores você encontra os melhores Arranjos de Flores

A Arquitetura das Flores com 4 décadas no mercado, oferece as melhores opções de flores para você se inspirar nos mais belos Arranjos de Flores e Buquês. Para saber mais, entre em contato conosco. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *