As flores de janeiro coincidem com a época mais quente do ano, certamente a segunda melhor estação para aproveitar as flores, depois da primavera, momento principal do nascimento desses seres vivos. As flores do mês de janeiro têm características semelhantes em seu cultivo, como a preferência por sol, temperaturas altas e contam com os dias mais longos dessa estação.
Neste texto vamos falar sobre 3 principais flores de janeiro, explicando detalhadamente tudo que você precisa saber. E para facilitar, as informações estão divididas em 3 categorias:
- Características: Onde falamos sobre aspecto estético da flor, e alguma curiosidade ou informação importante sobre ela;
- Plantio no vaso: Considerando que para a maioria das pessoas plantar em vaso é mais prático do que em canteiros, nessa categoria você descobre como fazer o cultivo;
- Luminosidade e rega: Incentivamos que as pessoas mantenham suas flores bonitas e saudáveis, por isso não podemos deixar de falar sobre os cuidados com dois aspectos importantes para as flores de janeiro: a luminosidade e a rega.
Distribuindo as informações do texto dessa forma fica mais fácil para você encontrar o que precisa sobre as flores do mês. Boa leitura!
Conheça 3 flores de janeiro para deixar o primeiro mês do ano mais bonito e colorido!
Cravinas
Características
A Cravina é uma flor muito delicada que produz pétalas nas cores branca, rosa, roxa, vermelha, sempre mesclada com branco na borda, que tem aspecto serrilhado criando um efeito visual que não é percebido em outra espécie, por isso é muito usada na composição de buquês.
Considerada uma flor de pequeno porte, o limite de altura que alcança é de 50 centímetros, libera aroma agradável quando bem cuidada, retribui o carinho com as múltiplas flores durante o ano todo, mas possui o seu auge durante o mês de janeiro.
Plantio no vaso
Para que a flor possa prosperar quando cultivada em um vaso é importante construir uma camada de drenagem, isso faz com que a água chegue às raízes com mais facilidade, melhorando a capacidade da flor de absorver líquido.
Para criar a camada de drenagem, você pode adicionar no vaso, embaixo da terra, uma camada de brita ou argila expandida, depois prepare o solo com terra vegetal, areia de construção e terra comum na proporção de um por um (1:1).
Luminosidade e rega
A maior vantagem de plantar flores em vaso é ganhar flexibilidade para obter luz solar, pois possibilita mudar a flor de lugar sempre que necessário, evitando que ela seja danificada por estar em um local pouco adequado.
A Cravina precisa de exposição ao sol por até 4 horas, então posicione o vaso no local onde bate bastante luz natural, mas não esqueça de mudar o vaso para a sombra após o fim do tempo máximo de exposição.
A rega pode ser feita de forma padrão, uma vez ao dia para manter o solo úmido, sempre no começo da manhã.
Orquídeas
Características:
As Orquídeas são as flores do mês mais fáceis de encontrar variações de espécie, pois estão presentes no mundo todo, são mais de 20.000 espécies presentes na natureza, sendo que aproximadamente 3.500 destas estão no Brasil.
Essa flor possui apenas duas pétalas localizadas nos cantos superiores, do lado direito e esquerdo, que são encontradas em diversas cores.
Por ser uma flor abundante, é usada para muitas finalidades, principalmente em decorações, outro aspecto é a facilidade de cuidar, o básico é o suficiente para fazer com que ela possa durar por muito tempo e embelezar qualquer lugar.
Plantio no vaso:
O vaso é um ótimo lugar para manter a flor durante muito tempo, algumas pessoas acreditam que devem fazer a mudança rapidamente, mas na verdade isso deve ser feito apenas se o substrato estiver vencido.
A Orquídea pode sobreviver no vaso por 4 anos, inclusive naqueles que são feitos de plástico, mas algumas pessoas preferem colocá-la em vasos de cerâmica ou barro por serem mais arejados.
Luminosidade e rega
Foi falado no começo do texto que as flores do mês de janeiro gostam de receber luz natural, com a Orquídea isso é assim também, mas evite exageros, para que a flor fique sempre bonita.
Existe momento certo para colocá-la para tomar banho de sol, podendo ser durante a manhã ou fim da tarde, quando o sol estiver fraco.
Sobre a rega dessa flor existe a ideia de que é uma espécie que não gosta de água, mas na verdade o que ela não gosta é que a água fique parada nas raízes, por isso é bom haver um bom sistema de drenagem.
A rega dessa flor não é atrelada a um período padrão, como as outras flores citadas no texto. Existe um teste que pode ser feito colocando o dedo na terra para saber o momento certo de colocar água:
- Se o dedo ficar limpo = Hora de regar;
- Se o dedo ficar sujo = Não precisa regar.
Quando colocar água na flor não deixe a mão alta, evite jogar sobre a flor, foque nas folhas e na terra, considere também que essa espécie gosta de receber água, mas não em excesso.
Boca de Leão
Características
Usada com frequência como flor ornamental, ideal para ser cultivada em ambientes internos, quando colocada dentro de casa adiciona beleza graças a intensidade das pétalas que desabrocham em formato singular.
Plantio no vaso:
Idealmente o vaso deve ser bem drenado e conter bastante matéria orgânica para criar o solo calcário, tipo preferido da Boca de Leão.
Uma característica interessante dessa flor é que ela não consome rapidamente os nutrientes do solo, então ao adubar essa flor é como se você estivesse disponibilizando uma reserva de alimento para quando ela precisar.
Luminosidade e rega:
O sol é fundamental no desenvolvimento da Boca de Leão, mas existem momentos em que o ambiente com sombra é mais valioso, pois o calor em quantidade excessiva pode prejudicar o resultado do florescimento.
A água deve ser jogada bem perto do solo, não jogue por cima para não causar danos. Em épocas de pouca chuva essa flor precisa de 2 centímetros de água semanalmente, mas após esse período coloque água apenas quando o solo estiver totalmente seco.
Se você leu o texto até aqui, então conheceu as três principais flores de janeiro, mas saiba que existem muitas outras espécies que florescem nessa época do ano.
Caso você tenha optado por uma espécie que não foi citada nesse texto, mas está preocupado em colocar em prática os bons cuidados, então continue a leitura para saber 3 cuidados gerais para as flores de janeiro.
Conheça 3 cuidados gerais para obter belos resultados das flores de janeiro
Não coloque a flor no sol depois de regar
Ao longo do texto você entendeu sobre boas práticas de rega e iluminação necessárias para que as flores do mês obtenham nutrientes, mas os dois momentos devem ser feitos separados.
Pode parecer que é uma boa ideia regar a planta enquanto a mesma toma sol, mas na verdade isso pode aumentar as chances de a flor se queimar, pois quando as folhas e o caule ficam molhados podem refletir mais a luz do sol aumentando a intensidade do calor recebido.
Movimente o vaso de lugar sempre que necessário
Durante o dia pode ser necessário mudar o vaso de posição, devido a movimentação do sol que acontece diariamente, esse aviso é importante, pois apesar da praticidade de colocar flores em vasos, como já foi falado, algumas pessoas esquecem disso.
Muito comum em casa que oferece boa entrada de luz, o morador deixar o vaso com a flor sempre no mesmo lugar para tomar sol e esquecer de mudar quando isso não é mais necessário.
Evite podas durante o mês de janeiro
Após a poda, as flores começam a crescer, e nascem os brotos que são sensíveis a luz solar e climas quentes, então para evitar a perda de novas flores, deixe para fazer isso durante a próxima estação.
Se você leu o texto até aqui, então conheceu as principais flores de janeiro, suas características e os cuidados necessários, e com isso, pode deixar a sua casa mais bonita no começo do ano, basta escolher a flor e descobrir seu significado.
Para conhecer outras espécies de flores de janeiro, visite a Arquitetura das Flores, uma floricultura com mais de 40 anos de experiência.
Agora, conte para nós, qual a sua flor de janeiro preferida?