Blog, Blog Arquitetura das Flores

Luzes Artificias para cultivar flores, entenda como funciona

Caixa em formato de coração com rosas de cor vermelha e rosas, que podem crescer com luzes artificiais.

Usar luzes artificiais para cultivar flores é a opção de investimento para quem deseja ter um jardim em área interna com pouca iluminação de sol, essa prática ainda é pouco conhecida pela maioria das pessoas que procuram soluções para ter flores dentro de casa. Mas neste texto vamos abordar sobre esse assunto para que você entenda como fazer e qual é a melhor luz para usar. Por isso, leia com atenção e seja bem-vindo ao nosso blog! 

Entenda para que servem as Luzes Artificiais no cultivo de flores

Arranjo floral com gloriosa, girassol, entre outras flores.

A luz do sol é fundamental para que as flores possam fazer fotossíntese e conseguir energia para crescerem e se desenvolverem gerando outros brotos e novas flores, mas algumas pessoas moram em casas que não fornecem muitas aberturas para entrada de luz do sol, prejudicando o cultivo.

Neste caso, vale considerar a ideia de usar iluminação artificial.

Os dispositivos de Luzes Artificiais que são usados para fornecer energia às flores emitem radiação eletromagnética, mas também podem ser de radiação ultravioleta ou infravermelha para servirem como fonte de luz artificial.

A intenção de usar Luzes Artificiais é imitar os efeitos da luz solar para que as flores possam obter os benefícios da exposição ao sol em dias de verão, com a fonte de luz artificial é possível controlar  a quantidade de luz que cada flor recebe.

Dessa forma, é possível cuidar de cada flor, adequadamente, sem precisar se preocupar com falta de entrada de luz em espaços fechados e, em estações mais frias, as flores podem continuar se alimentando de iluminação, mantendo o processo de fotossíntese.

Usar uma fonte luminosa artificial pode ajudar quem não tem tempo para ficar movendo o vaso de flores o tempo todo para perto e longe do sol nos horários necessários.

Algumas espécies de flores gostam de sol mais do que outras, mas deixar o dia todo não é ideal, e quando o cultivo é feito com as Luzes Artificiais é possível controlar a quantidade e exposição de luz. 

O interessante de usar uma fonte de luz artificial é poder cultivar flores que têm demandas distintas de luz diferentes no mesmo ambiente, sem preocupação em relação ao local em que estão inseridas.

Tipos de lâmpadas para cultivo de flores, qual a melhor?

Conjunto de girrasóis vistos de cima.

Existem três tipos principais de fontes luminosa artificiais que podem ser usados para cultivar flores. Conheça cada uma delas e saiba qual é a mais indicada e por qual motivo.

Luzes Fluorescentes

Esse tipo de luz é feita por um tubo que possui um par de elétrons dentro nos extremos e um gás de baixa pressão, esses elementos são responsáveis por gerar luminosidade.

Basicamente, o processo que acontece é: A corrente elétrica passa por esses elementos, onde o gás de baixa pressão conduz eletricidade e faz com que as moléculas de mercúrio se encontrem com os elétrons produzindo ionização que emite fótons e gera a luz visível.

A vantagem desse tipo de lâmpada é que a pouca iluminação produzida é perdida, fazendo com que tenha um bom custo-benefício, outra vantagem relacionada a isso é por apresentar uma duração de mais de 8 mil horas.

Lâmpada HQI

A lâmpada HQI é uma ótima fonte de iluminação azul com alta luminosidade e intensidade de cor, o que é ideal para as flores que gostam bastante de iluminação.

Essa luz também é conhecida como campo metálico, parecida com a de vapor de mercúrio, mas aperfeiçoada, pois também tem iodetos metálicos que alteram a forma que as irradiações são feitas, aumentando o rendimento luminoso com qualidade superior à luz comum.

Luz de LED

É possível dizer que a lâmpada de LED é eletrônica, já que não possui filamento, um metal entra dentro das lâmpadas que é aquecido pela energia elétrica fazendo com que haja luz.

No caso da lâmpada de LED, o filamento é substituído por um componente eletrônico que ao receber energia emite luz, por isso que esse tipo é 80% mais econômico.

Por não possuir filamento da lâmpada de LED, não gera calor como as outras, evitando queimar as flores.

Agora que você entende quais são os três tipos de lâmpadas e que a LED é a mais indicada, você precisa entender que existem as cores certas que criam o efeito certo às flores, não bastando apenas colocar os vasos em cima da mesa e acender a luz.

Quais são as cores certas para cultivar flores com Luzes Artificias?

A cor para Luzes Artificiais mais indicada é o azul que favorece a fotossíntese, mas deve ser combinada com a vermelha que incentiva a produção de clorofila e estimula o crescimento do caule. A luz branca pode ser usada para imitar a luz do sol, combinando azul, vermelho e verde.

A fonte de iluminação artificial costuma ter cor roxa, mistura de azul e vermelho, o interessante é que existem vários tipos, desde de lâmpadas comuns, até refletores que podem ser apoiados na mesa ou fitas de led com controle com botões que indicam tons de várias cores. 

Agora que você sabe bastante sobre o cultivo de flores com luzes artificiais, conheça algumas espécies para ter na sua casa e qual a necessidade de iluminação de cada uma delas.

Conheça 3 Flores para cultivar com Luzes Artificias

Orquídeas

Orquídeas roxas que podem crescer com luzes artificiais.

A Orquídea é o tipo de flor que gosta de sol, principalmente pela manhã, mas sem exageros. Em casas com poucas brechas para o sol entrar, isso pode ser um problema.

Por outro lado, ao usar um sistema de luzes é possível dosar a quantidade de sol que a planta recebe e fornecer isso a qualquer momento do dia. 

Flores do Campo

Arranjo de flores variadas, rosas e margaridas, com pirulitos coloridos.

Você lembra que foi falado que uma das vantagens de usar uma fonte de luz artificial é poder cuidar de várias flores de espécies diferentes ao mesmo tempo, fornecendo para cada uma a quantidade certa de luz? 

Flores do Campo tem uma combinação de várias espécies que formam um lindo buquê, mas cada uma tem preferências diferentes de iluminação. Um sistema controlável de luzes permite que todas possam fazer o processo de fotossíntese.

Gypsophilas

A Gypsophilas gosta muito de sol. Para que seu cultivo gere outras flores saudáveis é adequado que ela receba de 12 a 18 horas de luz solar, o que em algumas estações do ano se torna quase inviável, mas com sistema de luzes é possível fornecer a quantidade certa de iluminação para que a planta se desenvolva.

Se você leu o texto até aqui, então sabe que as Luzes Artificiais são usadas para cultivar flores em espaços fechados, fazendo com que qualquer pessoa possa ter um jardim independentemente do estilo de moradia.

Se você gostou dessas dicas, conheça mais temas como este no nosso blog da Arquitetura das Flores. Entre em contato para saber mais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *