Conheça a decoração Chillhouse, tendência moderna europeia
Você já ouviu falar em decoração Chillhouse? Esse estilo tem se tornado tendência na Europa, e está ganhando o apreço das gerações mais novas, os millennials. Por causa disso, alguns gostos dessa geração são encontrados nesse estilo. Para entender o conceito do Chillhouse, leia esse texto até o final, e veja se você nota algumas semelhanças com o Urban Jungle, que já foi tema de conteúdo aqui no blog. Boa leitura!
O que é decoração Chillhouse, e o que a torna popular?
Vamos responder às perguntas acima, e uma de cada vez para que o conceito Chillhouse fique claro, destacando sobre que se trata e quais são as principais características.
O termo Chillhouse quando traduzido para o português é similar ao termo casa-refúgio, em tradução livre, a ideia é aproveitar o espaço e o tempo em casa ao máximo.
Considerando isso, a tendência Chillhouse favorece o acolhimento, transformando o lar em um espaço de autocuidado, segurança e conforto, não apenas um lugar para existir como indivíduo, mas também para aliviar o estresse e outros fatores externos que fazem mal à saúde mental e física.
Com uma decoração nesse estilo, a casa se torna um espaço de descompressão, que após um dia de atividades cansativas, o morador consegue se sentir aliviado e tranquilo ao chegar em casa, e melhorar a qualidade de vida.
A intenção é que o ambiente desperte a sensação de relaxamento melhorando a qualidade de vida, uma forma de conseguir essa sensação é decorar os espaços internos com flores de várias espécies.
Aliás, uma atenção das gerações mais novas está diretamente relacionada à possibilidade de ter contato com a natureza.
A preocupação faz com que gerações responsáveis por transformar o design Chillhouse em moda coloque flores em diversos cômodos. E como outro item importante no conceito Chillhouse é o uso de móveis que sejam funcionais.
O que faz a tendência Chillhouse virar popular na Europa?
Em grandes cidades da Europa, assim como no Mundo, a rotina de muitas pessoas está cheia de tarefas, não sobrando tempo para aproveitar o lar e momentos de descompressão e relaxamento.
Uma pesquisa realizada pela Allianz Trade, empresa de seguro de crédito, revelou o insight que a quantidade de pessoas que dizem não poder trabalhar em casa diminuiu, os países que participaram da pesquisa foram: Alemanha, França e Itália.
Já outro fator que deve ser considerado, são as pessoas que trabalham em casa em regime home-office e precisam separar o escritório do lar, e por terem os dois ambientes integrados necessitam de um lugar para relaxar no final do dia.
Essa tendência tem aparecido em um contexto de busca pelo equilíbrio entre rotina e qualidade de vida, que não é algo exclusivo de países Europeus, mas de muitas pessoas ao redor do mundo.
Se você quer ter uma casa com decoração moderna e aconchegante, continue lendo o texto para saber como transformar sua casa no estilo Chillhouse. É bem simples, basta seguir as dicas abaixo:
Como transformar sua casa em um refúgio: Veja 4 dicas para criar o estilo Chillhouse
Para que a sua casa fique com clima acolhedor e confortável não é preciso fazer uma reforma ao incluir algumas flores. Basta saber utilizar o espaço que você tem. Veja mais detalhes:
Saiba usar o espaço
Uma característica da decoração millennial é a forma com que usam o espaço da casa, uma tendência nas casas dessa geração é procurar formas de otimizar o local, com mais espaços abertos e integrados que facilitem a movimentação dentro do lar.
Algumas casas que são decoradas no estilo Chillhouse tem poucas divisórias entre os cômodos, de forma que a sala possa estar integrada com a cozinha ou com o quarto, neste caso, a decoração é feita pensando no ambiente como um todo, como um cômodo único.
Saber usar o espaço é muito importante para o sucesso da decoração, tenha em mente que para o estilo casa-refúgio para ficar bonito não é necessário colocar muitos móveis.
Crie um espaço que desperte sensação de acolhimento
Para criar a sensação de acolhimento na casa-refúgio é importante evitar a bagunça de itens decorativos, para isso é importante investir em cômodos que facilitem a organização, priorizando a multifuncionalidade dos móveis, como uma cama com gaveteiro.
Manter cada coisa em seu lugar cria aparência de ambiente clean, ao valorizar espaços vazios com poucos móveis.
Para se sentir acolhido no espaço, é importante também pensar na cor das paredes, o interessante é usar cores claras, de tons terrosos e pastéis, mas não precisa ficar preso a essas duas opções, cores escuras são bem-vindas para criar contrastes.
Enfeite com flores e elementos naturais
Flores têm a capacidade de trazer tranquilidade ao ambiente e despertar sensações positivas, através de beleza e perfume, além de ajudar a reduzir o estresse, por isso são parte fundamental desse estilo.
Existem várias formas de colocar vasos de flores na casa, seja com jardins verticais, para quem está buscando adaptar esse estilo ao apartamento, além de áreas como varanda que podem ser enfeitadas com vasos de diferentes cores e alturas.
As flores não precisam ficar apenas na parte de dentro da casa, você pode colocar algumas do lado de fora, caso o seu lar tenha espaço para jardins ou canteiro.
Itens feitos de matéria prima rústica
Apesar do tema não ser considerado um estilo rústico, a criação do refúgio urbano valoriza elementos em tons de madeira, que podem ser feitos com matéria prima natural para combinar com as flores e o aspecto verdejante da casa.
Elementos faça você mesmo
Ser criativo com o uso das flores na decoração mostra um pouco de sua personalidade, o que nunca pode ser esquecido em um projeto decorativo, pois mesmo que você se inspire em um estilo que é tendência, é positivo dar sempre o seu toque.
Tendo como pilar dessa prática elementos conhecidos como DIY (Do it yourself), faça você mesmo, em tradução livre, devem ser incluídos na decoração.
Para quem tem habilidades manuais para decoração, este é o momento de colocar as técnicas em prática e criar itens para decorar a casa, por outro lado, caso esse não seja o seu caso, procure por esses itens:
Aposte na iluminação natural
Uma casa com plantas deve ser bem iluminada para que elas possam se desenvolver e fazer a fotossíntese. Se o seu espaço permitir, use janelas grandes e portas de vidro que facilitem a entrada de luz solar.
Quanto mais espaço com entrada de luz na casa, maior a possibilidade de colocar vasos de flores em vários locais.
Além disso, quanto mais luz natural entrar nos cômodos, dispensa a necessidade de usar luzes artificiais o tempo todo.
Para lugares onde a luz solar não chega, a recomendação é usar luzes artificiais, aposte em lâmpadas que forneçam luz indireta para criar sensação de calma e aconchego.
Para complementar o estilo Chillhouse, conheça algumas espécies que combinam com este estilo.
Saiba quais são as flores que mais combinam com o conceito Chillhouse
Tulipa
As flores de Tulipa crescem bastante e são muito coloridas, combinando com os tons pastéis que foram recomendados para as paredes. As pétalas podem ter uma ou duas camadas, dependendo do desenvolvimento da flor.
O auge dessa flor acontece na primavera, quando a temperatura varia entre dias quentes e frios, mas consegue sobreviver no verão, por isso a Tulipa apresenta características de adaptabilidade, por gostar de luz plena ou meia-sombra.
Callas
As flores de Callas têm pétalas arredondadas que crescem para cima e se fecham, escondendo o miolo da flor, mas ficam ótimas em vasos como solitárias.
Graças às características tropicais dessa espécie, casas com muitas janelas que facilitam a entrada do sol tornam-se ambientes muito favoráveis para o seu desenvolvimento.
Em ambientes com condições mais frescas, com menos incidência de luz solar, mas com boa umidade do ar, é possível que ela se adapte com facilidade.
Celosias
As pétalas dessa flor tem uma característica interessante, são muito pequenas e parecem uma pluma, isso faz com que a flor fique muito bonita em qualquer cômodo da casa, as cores são vibrantes e chamativas.
Para preservar essa flor por bastante tempo é necessário que o vaso tenha no mínimo 15 centímetros de altura, para evitar problemas radiculares.
O desejo dessa flor pela luz do sol e calor a torna favorável para quem mora em um casa com clima quente, a temperatura ideal preferida pela Celosias é de 20 graus Celsius a 35 graus Celsius.
Se você leu o texto até aqui, conheceu o estilo decorativo chillhouse, tendência na Europa, e sabe como transformar a sua casa em um refúgio perfeito de tranquilidade e paz. Além disso, deve ter percebido algumas semelhanças com o Urban Jungle, não é mesmo?!Muitas outras espécies de flores podem agregar na sua ideia decorativa. Conheça as melhores flores para o seu lar! Entre em contato com a Arquitetura da Flores, floricultura com 40 anos de experiência na área.