Blog, Blog Arquitetura das Flores

5 Arranjos de Flores para Presentear pessoas especiais

Conjunto Rosas vermelhas, Flores para Presentear

Flores para Presentear são ótimas opções para as festas de fim de ano, principalmente para quem deseja dar algo especial e não apenas uma “lembrancinha”. Flores são perfeitas para simbolizar sentimentos, pois têm significados positivos, além disso, pode surpreender  a pessoa com um belo arranjo de flores.

Mas, você já parou para pensar o motivo de as flores serem um bom presente? Se está curioso para saber o motivo de adotarmos essa prática, leia esse texto até o final para saber de onde veio essa tradição, e no final falaremos sobre 5 arranjos de flores ideias para presentear.  E com uma dica extra! Boa leitura!

Saiba de onde surgiu a tradição de Flores para Presentear

Arranjos de orquídeas flores para presentear.

A tradição de usar flores para dar de presente surgiu no século XVII, na Turquia, mas quem começou com essa prática foi um cidadão inglês que fez um comentário sobre a função de comunicação que as flores têm na sociedade turca.

A frase dita pelo inglês foi: “Aqui pode-se brigar, censurar, mandar cartas de paixão, amizade ou civilidade, ou notícias sem nunca ter que sujar os dedos de tinta.”

Essa frase resume o que é conhecido como o código dos turcos, que usam flores para expressar os sentimentos e mandar mensagens para as pessoas, em que cada espécie tem um significado de flores para presentear.

Trazendo essa pequena história para os dias de hoje, as flores podem sim expressar emoções, de certa forma, esses itens são como cartas bem escritas que comunicam vários sentimentos e desejos, basta entender alguns deles para escolher o tipo ideal.

O costume de se comunicar usando flores rapidamente se espalhou pelo mundo, quando chegou à França, os franceses logo trataram de refinar o conceito do significado das flores para presentear e criaram a linguagem de símbolos das flores, no ano de 1819, que foi  publicado o Le Langage de Fleurs.  

A publicação que explicava o significado de cada flor, logo se tornou muito popular, principalmente entre os artistas, como para os poetas românticos, nas quais as flores com significado serviam também de inspiração para a criação de todo tipo de material.

Um exemplo de arte criada nesta época foi o poema “A Linguagem das Flores”, de Thomas Hood (1799-1854), com: “Doces flores sozinhas podem dizer o que a paixão tem medo de revelar.”

Esse costume de presentear com flores foi pensado de outras formas e,  com o tempo, não apenas as flores tinham um significado diferente, mas também o gesto que era feito pela pessoa que recebia.

Para melhor explicar, vamos usar um costume simbólico que acontecia durante a era vitoriana (1837-1901), nessa época uma única Rosa vermelha florescida, ou seja com as pétalas abertas, era uma forma de demonstrar admiração pela beleza feminina.

Por outro lado, caso a flor esteja na fase do botão, com espinhos e folhas, o significado mudava para “tenho medo, mas também esperança.”

Dependendo do gesto que a pessoa que recebesse, a mensagem seria diferente:

  • Se o destinatário colocasse o botão para baixo, o significado era que não havia nada a temer ou ter esperança;
  • Se o gesto fosse o de colocar a flor nos cabelos, isso representava cautela;
  • Se o gesto fosse colocar o botão de Rosa perto do coração, o significado era de amor correspondido.

Agora que você conhece de onde surgiu o costume de Flores para Presentear, conheça os tipos de flores para arranjos para presentear.

Conheça os melhores arranjos de Flores para Presentear

Melhores flores para presentear.

Saber o significado das flores é muito importante para presentear com buquê de flores, pois esse item tem o poder de transformar momentos simples em especiais, através da simbologia.

Todo fim de ano, a lista de pessoas que merecem a sua atenção e carinho em forma de presente é grande, por isso, as vezes, pode ser complicado encontrar algo que agrade todo mundo, mas quando se trata de flores, não tem erro, pois é possível encontrar uma grande variedade de espécies, cores, e claro, significados para combinar com cada relação. 

Uma característica em todos os tipos de flores para dar de presente tem em comum, é que são delicadas e refletem carinho. E para não errar, é importante saber o significado de cada uma. Te ajudamos a conhecer sobre os cinco arranjos de Flores para Presentear, e, ao final, revelaremos uma dica extra relacionada ao conjunto de flores.

Arranjos de Rosa 

As Rosas são flores clássicas, simbolizam o amor, mas dependendo da cor, a mensagem que é passada com esse presente pode ser diferente, inclusive, a forma com que a flor é colocada no ambiente comunica mensagens distintas. 

Uma única rosa colocada em um vaso na mesa, pode ter dois simbolismos, elegância e intimidade, enquanto um arranjo inspira alegria e confraternização, e como dito antes, as cores dessa flor tem significados diferentes.

  • Rosa Vermelha: Simboliza a paixão e a coragem;
  • Rosa Amarela: Tem simbologias divergentes, alguns dizem representar o amor sublime, enquanto outros relacionam as pétalas dessa cor à amizade;
  • Rosa Branca: A cor branca representa o recomeço, beleza, paz e pureza;
  • Rosa Cor-de-Rosa: A cor-de-rosa representa o amor, mas diferente da vermelha, de uma maneira mais ingênua, culturalmente associada a fragilidade, suavidade e delicadeza.

Pelo significado romântico da flor Rosa, o arranjo é ideal para presentear companheiros, não apenas mulheres, mas na opção de  Flores para Presentear Homens também são válidas.

Arranjos de Lírio

O Lírio é uma flor muito perfumada, ideal para ativar a memória olfativa da pessoa que recebe essa flor, para que sempre lembre de você mesmo quando não estiver por perto. Pode ser uma opção de presente boa para parentes mais próximos como: irmãos, pai, mãe. 

Antes de buscar por essa Flor para Presentear é importante saber que Lírios são chamados de híbridos, podem crescer em diversos tamanhos e nas cores:

  • Lírio branco: O mais popular, simboliza pureza, inocência, lealdade e o amor incondicional;
  • Lírio amarelo: Uma flor que simboliza amizade eterna;
  • Lírio azul: Símbolo de segurança, confiança e estabilidade;
  • Lírio rosa ou vermelho: Os dois têm significados muito próximos, demonstram doçura e desejo;
  • Lírio lilás e roxo: Representa sentimentos positivos, que podem estar relacionados a maternidade e matrimônio;
  • Lírio laranja: Relacionado a sentimentos de atração, admiração e amor renovado.

Arranjos de Hortênsia

O significado da Hortênsia está relacionado a um sentimento que muito se expressa em todo fim de ano: o de gratidão – o buquê dessa flor tem um significado forte que vai agradar pessoas que ajudaram você em algum momento deste ano.

A Hortênsia não apresenta muita variedade de cores como as outras flores que foram citadas, ela tem basicamente duas cores: azul e rosa – em tonalidades variadas que podem chegar ao roxo, dependendo da acidez do solo.

Arranjos de Cravo

Buquê de cravos para presentear.

Algumas pessoas acham que é complicado encontrar Flores para Presentear Homens, apesar de na realidade qualquer flor poder ser indicada, inicialmente, o Cravo é o mais sugerido, por ser uma flor muito ligada a valores masculinos.

Considerando que essa flor tem maior aceitação, saber o significado das cores faz com que  você possa passar uma mensagem para momento:

  • Cravo cor de rosa: Significado de lembrança, além disso, expressa alegria, felicidade e gratidão;
  • Cravo amarelo: Representa alegria e vivacidade;
  • Cravo vermelho: Denota admiração, respeito, e claro, amor;
  • Cravo branco: Evidência boa sorte, amor puro e talento.

Arranjos de Orquídeas

Essa é uma flor que existe em várias partes do mundo, isso influencia no seu desenvolvimento e no surgimento de várias cores ao longo do tempo.

De maneira geral, um buquê dessa flor é ideal para dar a um amigo fiel, aquela pessoa que está sempre do seu lado apoiando e dando bons conselhos quando você precisa, imagino que já deve ter alguém em mente, então saiba o significado das cores dessa flor:

Orquídeas cor-de-rosa: Transmite amor e está relacionada de forma muito íntima ao gênero feminino;

Orquídeas brancas: Diz sobre eternidade e inocência;

Orquídeas amarelas: Demonstram alegria, flor ideal para simbolizar amizades;

Orquídeas azuis: Simbolizam paz e tranquilidade;

Orquídeas lilás: Revelam bons sentimentos e dignidade.

Dica Extra 

Como foi falado ao longo do texto, após conhecer os 5 arranjos de Flores para Presentear, você receberia uma dica extra de conjunto de flores.

Como você percebeu lendo esse texto, um arranjo de flores tem a capacidade de transmitir uma mensagem, mas algumas pessoas são muito especiais e, talvez, você precise encontrar uma forma de falar tudo em apenas um presente, a solução para esta situação são os mix de flores.

Pense o seguinte, se uma flor transmite uma mensagem, imagine várias! Cada uma comunica um sentimento ou uma intenção positiva, o mix de flores possibilita que você crie a mensagem que deseja passar usando apenas a simbologia das flores. O mix de flores é a nossa dica extra para quem pretende expressar mais de um sentimento a uma pessoa. Agora que você conheceu cinco arranjos de Flores para Presentear, é só escolher as suas flores favoritas e se organizar para distribuir os presentes. Na Arquitetura das Flores você encontra as mais diversas flores para presentear e encantar uma pessoa especial. Temos 40 anos de experiência, que dividimos em nosso blog, e ajudamos você a criar momentos  inesquecíveis com seus amigos e familiares. Conheça nossa variedade de flores e cores, entre em contato conosco!

2 thoughts on “5 Arranjos de Flores para Presentear pessoas especiais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *