Outubro Rosa: Entenda sobre prevenção e como fazer autoexame

O Outubro Rosa é uma época do ano muito importante, pois neste período é realizado uma série de ações relacionadas à prevenção e cuidado do câncer de mama. Algum tempo atrás, essa data também passou a tratar sobre o câncer de colo de útero.
Esse assunto apesar de ser delicado remete a conscientização do autocuidado que se remete pelo laço Outubro Rosa, que representa cuidado e prevenção. A expressão Outubro Rosa traz a cor rosa para simbolizar o público feminino. Nesse texto, você vai ler um conteúdo que conscientiza a campanha, mas que também destaca algumas flores especiais e que fazem alusão ao tema: Outubro Rosa – onde as flores Rosas podem simbolizá-lo. Veja o conteúdo na íntegra!
No Outubro Rosa saiba como detectar os principais sinais de câncer de mama
Durante o mês de outubro é comum se deparar com a campanha Outubro Rosa, a partir de várias peças que tratam de diversos assuntos relacionados à prevenção da doença, um dos pontos mais importantes é saber como detectar os principais sintomas. Por isso, leia o texto até o final.
O câncer de mama é uma das doenças mais comuns entre mulheres, a característica desse problema é o desenvolvimento anormal das células da mama que se multiplicam formando um tumor. E para evitar a doença é importante detectar de início a formação do câncer, pois quanto mais rápido isso acontecer, maior a chance de eliminar a formação do tumor, que ainda não se formou completamente.
Uma forma de detectar o problema é com base em um exame simples, a mamografia, sendo um raio-X na região da mama para detectar a formação do tumor antes mesmo que possa ser percebido com o toque, esse exame é recomendado para mulheres a partir dos 40 anos.
Um dos sintomas mais comuns é o surgimento de nódulos junto de um caroço sério, que acontece sem aviso, pois causa dor apenas na região do mamilo.
Existem nódulos que podem ser de dois jeitos: Não causam dor, irregulares e duros, ou macios e com formato arredondado, a detecção deve ser feita por um médico especialista.
A certeza da existência de câncer de mama só pode ser confirmada por um médico, mas você deve se observar e conhecer o seu corpo, aliás, isso não deve ser feito apenas durante o mês de Outubro, mas o ano todo. Com base nisso, fique atento a alguns sinais que podem indicar o surgimento do problema:
- Inchaço em parte do seio.
- Dor no mamilo ou mudança do bico para dentro
- Mudança da textura da pele na região do seio, surgimento de irregularidades;
- Saída de secreção do mamilo;
- Região avermelhada ou apresentando descamação de pele;
- Aparecimento de caroço na axilas.
Como fazer o autoexame para identificar câncer de mama durante o Outubro Rosa
O laço Outubro Rosa representa prevenção, além de apoio à causa, o primeiro passo para a prevenção é a identificação e, para isso é importante saber fazer o autoexame, podendo ser de duas formas:
Autoexame deitado e em pé
O autoexame deitado ou em pé seguem os mesmos dois passos simples:
- Deite-se e coloque o braço direito ao lado da nuca para ficar mais confortável, se necessário, coloque uma almofada debaixo do ombro esquerdo;
- Toque a mama esquerda com a mão direita prestando atenção ao toque e perceba se algo está diferente.
Autoexame em frente ao espelho
- O autoexame em frente ao espelho necessita que a pessoa esteja sem roupa, para facilitar a identificação de qualquer diferença;
- Observe as mamas com os braços em posição normal, mão para baixo;
- Depois, levante os braços em frente ao espelho e observe se algo mudou;
- O último passo é recomendado colocar as mãos na bacia, pressionando a região, para ser possível observar se existe alteração na superfície da mama.
Um dos grandes temas da campanha Outubro Rosa é incentivar que as pessoas aprendam a fazer o autoexame. Se você leu o texto até aqui, possui um entendimento melhor como se cuidar.
No início do texto foi citado que você descobriria uma forma de simbolizar a importância da prevenção contra o câncer de mama, além do laço Outubro Rosa, as Rosas possuem significados especiais e podem representar uma campanha. Confira 3 flores e seus significados:
Rosas Cor-de-Rosa
A Rosa Cor-de-rosa representa delicadeza, feminilidade, beleza, juventude e o amor. A Cor-de-Rosa cor está associada ao coração e do amor. Significa também ternura, doçura e harmonia;
Rosas Azuis
A Rosa Azul simboliza o mistério e o alcance do inatingível. Algumas lendas dizem que elas trazem a quem as recebe a realização de um grande desejo. As Rosas Azuis podem ser oferecidas a um familiar, um amigo, uma amiga ou a uma pessoa especial;
Rosas Brancas
As Rosas Branca simbolizam a pureza, a inocência e a paz. Na antiguidade era comumente utilizada em forma medicinal para tratamento de diversos problemas de saúde femininos.
Se você quer promover uma ação para que as pessoas lembrem sobre a importância da prevenção do câncer de mama, pode decorar o ambiente com flores também para representar o tema.
No mês de Outubro, a conscientização pode ser representada também pelas flores que podem acompanhar o uso do laço. Se você pretende fazer uma ação ainda este mês, entre em contato com a Arquitetura das Flores para conhecer as melhores flores para representar a causa. Veja também mais conteúdos especiais feitos especialmente para você, aqui!