Blog, Blog Arquitetura das Flores

Veja as 6 melhores flores para celebrar Festas de Fim de Ano

Gabriela Dall'Agnol com flores para o fim de ano.

O Fim de Ano está chegando, se você está lendo esse texto nesta época, então deve estar se organizando para a sequência de festas de Natal e Ano Novo. Nos próximos dias, o momento será de pensar quais serão os seus desejos no Fim de Ano 2022, pois o clima é ideal para refletir sobre o que você espera para 2023.

Para ajudar você a atrair positividade nesta reta final de 2022, vamos mostrar as 6 flores ideais para as celebrações. 

Com a ajuda da Gabriela Dall’Agnol, que é designer de interiores, separamos algumas espécies de flores em dois grupos, um para o Natal e outro para Ano Novo, cada um com três opções para você escolher. Leia o texto até o final para conhecer todas.

Conheça as 6 flores para as Celebrações de Fim de Ano

Flores para o Natal

Begônia

A Begônia possui o significado de felicidade e cordialidade, dois sentimentos que costumam estar muito presentes no fim do ano. Outro significado importante é relacionado à fertilidade, já que a Begônia é uma ótima flor para quem pretende ser mãe.

A característica estética dessa flor parece muito com um buquê e se assemelha à Rosa, pois também possui dobraduras nas pétalas.

O período de confraternização de fim de ano é ideal para o bem-estar dessa flor, que gosta de tempo quente, muito comum nessa época do ano em que se inicia o Verão. Veja as cores da flor que mais se destacam:

  • Vermelho;
  • Amarelo
  • Cor-de-rosa
  • Branca

Importante saber também que dependendo do lugar que você deseja colocar a Begônia é importante buscar informações sobre a espécie, pois apesar de ser considerada uma flor pequena, cresce até 30 centímetros, na qual a altura pode variar dependendo do tipo.

Boca de Leão

Se você gosta de flores com muito perfume, então a Boca de Leão é perfeita para exalar um cheiro agradável pela casa, essa característica faz com que essa flor seja uma das preferidas das borboletas e dos beija-flores que são atraídos pelo perfume.

A variedade de cores dessa flor é muito grande, com a variedade de tons, como:

  • Tons pastéis;
  • Tons brilhantes;
  • Tons gradientes.

Girassol

Foto de um Girassol visto de cima.

O Girassol é um flor que chama atenção, ideal para embelezar o ambiente de confraternização de fim de ano.

Essa flor, que é conhecida por qualquer pessoa, já foi eternizada em um quadro do pintor Van Gogh. O significado da flor passa uma mensagem positiva para as Festas de Fim de Ano, relacionada à felicidade. 

Por ser uma flor com cores vibrantes, simboliza o calor, vitalidade e boas sensações, totalmente ligada aos desejos de final de ano.

O Girassol é uma flor de enfeite para Comemorações de Fim do Ano híbrida, pois pode ser usada sozinha ou junto com um arranjo de flores de outra espécie, sem que uma ofusque a beleza da outra.

Flores para o Ano Novo

Lírio

O Lírio é muito popular na cor branca, isso faz com que a presença dessa flor seja constante na decoração de Confraternização de Fim de Ano, pois a cor reforça os sentimentos de paz e tranquilidade. 

A estética dessa flor apresenta aspectos de nobreza e ao mesmo tempo delicadeza. O melhor lugar para colocar essa flor é em um vaso encima da mesa ou em aparadores.

Orquídea

Orquídeas brancas fotografadas de perto.

Uma forma de dar boas-vindas ao ano que está para chegar é colocando Orquídeas na porta de casa, são charmosas e delicadas, e podem ser encontradas em diversas cores.

Hortênsia

Uma flor que combina com as Festas de Fim de Ano, e que floresce nesta época, é a Hortênsia. A  beleza dessa flor é representada em aproximadamente 1 a 2,5 metros, com folhas grandes e brilhosas para enfeitar o ambiente no momento de celebração.

O interessante dessa flor é que a cor pode variar dependendo do alumínio no solo. 

Agora que você conheceu as 6 melhores ideias de flores para celebrar o fim do ano, poderá escolher a espécie que mais gostou.

Caso ainda não esteja convencido, entenda que colocar flores em casa neste Fim de Ano 2022 é uma forma de obter boas sensações, além de uma perspectiva positiva para o ano que está começando!

Entenda as boas sensações causadas pelas flores durante as Comemorações de Fim de Ano

Flores tem efeito positivo na saúde mental

Segundo o estudo realizado no Reino Unido e publicado na revista acadêmica Cities, cuidar de flores tem um impacto muito positivo na saúde mental.

Cuidar de flores, sejam em vasinhos com plantas domésticas ou em uma casa cheia de flores, como no estilo decorativo Urban Jungle, traz sensação de bem-estar, diminuindo a ansiedade.

Reduz o stress

Cuidar de flores ajudam a manter o foco na atividade que você está fazendo, de certa forma, permite que você consiga se desligar das preocupações por um tempo, isso é benéfico, pois esse momento de pausa pode te ajudar a pensar melhor sobre o que estiver acontecendo.

Use as cores das pétalas para atrair o que você deseja

Conjunto de lírios brancos.

Na noite de Ano Novo, as cores ganham muito significado. Durante o texto foi falado sobre flores que têm cores diferentes. Na sua casa ou no seu apartamento, você pode decorar a sua Confraternização de Fim de Ano com flores com pétalas da cor que exprima o seu desejo para o próximo ano. Elas são ótimas para harmonizar o ambiente e purificar o ar. 

Flores são purificadores naturais de ar em ambientes internos, pois fazem a troca gasosa, e  cada tipo de flor tem uma capacidade diferente de purificação, uma das mais recomendadas é o Lírio-da Paz.

Colocar flores em espaços com muita circulação de pessoas é benéfico para garantir maior qualidade de vida e circulação de ar no ambiente.

Inspiram criatividade

Hortênsia branca, uma das flor para festa de fim de ano.

Com o clima de Fim de Ano, muitas pessoas se organizam para o ano seguinte pensando em metas. Que tal adicionar um pouco de criatividade no seu planejamento? Algumas flores podem inspirar sobre o que você quer ser em 2023.

Flores ensinam a ter calma

Quando um novo ano começa é comum querer que todas as metas traçadas saiam do papel e tudo se torna realidade rapidamente, mas a realidade impõe a necessidade de calma. 

Cuidar de flores e acompanhar todas as etapas do nascimento de um broto novo em um vaso que já tem uma flor saudável é um processo de paciência.

Esse exemplo serve para dizer que não adianta pressa para acelerar as etapas e cumprir todas as metas de um vez, assim como cuidar de uma flor que necessita da repetição dos mesmos cuidados para crescer forte, você apenas precisa começar a perseguir o que traçou, acreditar no processo e em você.

Se você leu o texto até aqui, então conheceu opções de flores para enfeitar qualquer ambiente nas duas principais festas neste Fim de Ano, de uma maneira que agrega beleza, elegância, charme e, mais importante, naturalidade.

E se quiser saber mais sobre tipos diferentes de flores ou arranjos, conheça a Arquitetura das Flores:  Somos uma loja com 40 anos de experiência no assunto floricultura, e dividimos conhecimento em nosso blog, além de disponibilizar para você uma variedade enorme de flores para embelezar as celebrações. Para conhecer nossa variedade de flores e  expandir ainda mais o seu leque de opções,  acesse nosso site e entre em contato!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *