Blog, Blog Arquitetura das Flores

Conheça 5 pintores famosos que fizeram quadros de flores inspiradores!

Pintores famosos que fizeram quadros com pétalas marrons e verdes

Pintores famosos já criaram muitos quadros de flores, por serem belas por natureza, e apesar de ser uma arte que representa seres inanimados na tela, as imagens são capazes de transmitir mensagens e emoções às pessoas. Neste blog já abordamos o tema artes e flores do passado, sobre os Girassóis de Van Gogh, e dessa vez, nesse conteúdo, vamos expandir a discussão, ao invés de falar sobre um artista, vamos te apresentar 5 renomados artistas que pintaram flores. 

Ao longo do texto, você vai conhecer os nomes de cada um deles, um pouco das histórias, os movimentos artísticos que participaram em suas épocas e o quadro de flores de sua autoria. Esperamos que até o final da leitura você tenha mais conhecimento!

Conheça alguns pintores famosos que fizeram quadros sobre flores 

Flor com pétalas marrons e folhas verdes fotografada de cima.

Édouard Manet (1832-1883)

Manet foi um pintor francês do século XIX, é considerado um dos precursores do movimento impressionista, que na época, sem saber, foi iniciado por sua ousadia de fazer retratos da realidade através da pintura. 

Os principais temas retratados nas pinturas de Manet eram a vida na cidade de Paris, paisagens do mar e natureza morta, como em quadros de flores, mas a forma com que ele colocava esses temas na tela gerou reações negativas de críticos da época.

Marcado por ser um artista que não foi muito compreendido por seus contemporâneos, alguns de seus quadros que hoje são considerados obras relevantes, antes eram polêmicas. 

Suas obras retratavam a realidade de uma forma mais crua do que pintores que faziam artes em espaços fechados, como era comum na época. Um quadro de Manet chamado Almoço na Relva retrata uma mulher nua.

Naquela época, esse tipo de representação era permitido apenas em dois contextos, para interpretar ideias ou temas mitológicos, por isso durante sua carreira foi recusado várias vezes em que tentou expor suas obras no Salão dos Artistas Franceses. Sobrando para ele apenas o Salão dos Recusados, onde eram expostos quadros que tinham “problemas”, segundo critérios dos juízes que consideravam alguns quadros desagradáveis às regras e ao senso estético da época.

Entre os nomes de pintores famosos que participaram do movimento impressionista, Manet é um dos mais importantes, por ter sido através das atitudes de tentar expor quadros que não seguiam as diretrizes da época. 

Essas atitude e as tentativas de colocar sua arte em uma grande exposição fez com que vários artistas mais jovens defendessem suas obras, entre eles Émile Zola, que se tornou partidário de sua arte.

Devido ao reconhecimento que conseguiu, sendo considerado o líder do movimento impressionista, Manet conseguiu convencer os críticos de sua importância, até conquistar espaço para expor duas de suas obras no Grande Salão no ano de 1865.

Enquanto acontecia a primeira exposição impressionista, em 1874, Monet decidiu não participar e continuar mostrando suas obras no Grande Salão, e cada vez que fazia isso, sua importância e notoriedade se sobressaiam. 

Em 1882, mostrou seu quadro mais famoso chamado “Un bar aux Folies-Bergere”, e após sua morte deixou mais de 400 pinturas feitas a óleo e pastel junto com muitas aquarelas.

Movimento artístico que participou

Cravos brancos em vaso.

Pintor famoso por fazer parte do movimento impressionista que costumava produzir obras ao ar livre, longe dos ateliês fechados, a intenção era captar as cores dos objetos com a luz natural sobre eles. 

Os pintores dessa época estavam interessados em retratar quadros de flores e outros objetos usando tintas e passar as impressões sensoriais de cor, luz, som e movimento usando cores claras e brilhantes com pinceladas livres distintas. 

Quadro de flor que você precisa conhecer

Flores brancas com caule verde vista de cima.

O quadro de flores que Monet fez chamado “dois vasos” com Crisântemos é uma pintura impressionista que mostra dois arranjos de flores sobre uma mesa com luz natural. O artista usou pinceladas rápidas e feitas com um pincel com cerdas grossas, as cores foram compostas usando vários tons para criar efeito natural.

Pierre Auguste Renoir (1841-1919)

Cravos azuis .

Mais um dos pintores famosos que nasceu na França, mas diferente do citado anteriormente, começou a vida nas artes ajudando um pintor de porcelana, ele aprendeu a pintar copiando desenhos para decorar pratos e outras peças, fazia isso tão bem que seu patrão o matriculou em uma escola de desenho.

Isso fez com que passasse alguns anos de sua vida trabalhando durante o dia e estudando artes a noite. Por ter nascido em uma família humilde, essa era sua possibilidade de conseguir uma carreira como artista.

Após um tempo mudou de emprego, passou a trabalhar em uma fábrica onde pintava artigos religiosos, leques e tecidos usando as habilidades em peças mais complexas, nessa época usava a habilidade de copiar desenhos para reproduzir as grandes obras do Louvre.

Seu sonho era visitar a cidade grande, em 1862 mudou-se para Paris, onde se matriculou na École des Beaux-Art.

O artista também estudou no estúdio de Charles Gleyre, onde fez amizade com pintores famosos como Frederic Bazille, Claude Monet e Alfred Sisley, e conheceu talentos como Camille Pissarro e Paul Cézanne.

Esses pintores famosos foram influenciados por Monet e começaram a pintar ao ar livre, na floresta de Fontainebleau, onde pintavam a natureza com os conceitos do impressionismo, baseado na luz, cor e na subversão das regras do realismo acadêmico.

Em 1864, Renoir ganhou aceitação na exposição anual do Salão de Paris, onde mostrou a pintura “La Esmeralda”, que foi inspirada em um romance do autor Victor Hugo. No ano seguinte, ele expôs, no salão, o retrato de William Sisley, o pai do artista Alfred Sisley.

Durante sua vida artística, Renoir encontrou nas comissões artísticas a principal forma de viver da arte, sua principal fonte de renda foi criar quadro para terceiros. 

O que ajudou a impulsionar sua popularidade foi participar da primeira exposição impressionista, onde pessoas influentes com muito dinheiro se interessaram pelas obras do pintor e encomendaram muitos quadros.

Com o tempo, foi se tornando famoso, inclusive internacional, viajando para a Argélia e Itália. 

Como muitos pintores famosos da história, Renoir pintou até o limite que suas capacidades físicas permitiram, isso fez com que reduzisse o ritmo até seus últimos dias de vida, mas o artista conseguiu viver tempo o suficiente para ver uma de suas obras compradas pelo famoso Louvre.

Movimento artístico que fez parte

Flores com pétalas com bolinhas marrons.

Assim como Manet, e outros pintores famosos de sua época, Renoir fez parte do movimento impressionista, onde pintava ao ar livre usando cores que combinavam com o ambiente onde o objeto estava exposto.

O interessante é que dependendo da incidência de luz sobre o cenário, a paleta de cores era composta majoritariamente por cores quentes ou frias, mas sempre buscando subverter as regras do realismo acadêmico.

Quadro de flor que fez e você precisa conhecer

Billy Balls amarela vista de cima.

A obra Jarro de Flores pintado em 1886 tinha o estilo impressionista, por isso as cores denunciam o momento do dia que o quadro de flores foi feito, o interessante desse quadro é vislumbrar a diversidade de flores à maneira tradicional francesa.

Henri Matisse (1869-1954)

Rosas vista de cima.

Um dos fundadores do movimento conhecido como fauvismo, o primeiro movimento artístico considerado moderno no século XX, além de pintor foi desenhista, gravurista e escultor, e nasceu na França.

Antes de estar entre os pintores famosos, cresceu em uma família com o pai que não queria que o filho fosse artista, devido à opinião que tinha sobre essa classe, por isso Henri ingressou na Faculdade de Direito em Paris, e quando se formou atuou como advogado.

Durante o tempo como advocacia, Matisse continuou se dedicando à arte, mas apenas durante seu tempo livre, isso fez com que sua mãe lhe presenteasse com um estojo completo de pintura. 

O presente foi o incentivo necessário para que ele fizesse sua primeira pintura, o quadro “Natureza Morta com Livros”, em 1890.

Após começar a pintar, decidiu se aprofundar mais no mundo das artes e foi estudar artes plásticas na cidade de Paris, onde frequentou a primeira Sociedade de Pintores e Gravadores. 

Durante seu tempo estudando na cidade não conseguiu se adaptar a forma com que os professores faziam as representações, se mudou para o curso ministrado pelo pintor Gustave Moreau. Nessa época, Matisse treinava copiando obras clássicas do Museu do Louvre, e também fazia pesquisas junto de seu colega de estúdio Albert Marquet.

Esse pintor famoso teve alguns quadros expostos no Salão da Sociedade Nacional de Belas Artes, as telas foram “Mulher Lendo, Natureza Morta com Pêssegos e Natureza Morta com Faca Negra”.

Diferente de outros pintores famosos que citamos, Matisse não vendia suas artes e dependia da mesada que seu pai lhe enviava. Após esse valor ser cortado, o pintor teve que mudar de profissão, trabalhou como decorador de frisos, Henri era mais do que um pintor, também era um pesquisador, pois tinha um interesse a mais do que ressaltar os desenhos na tela.

Movimento artístico que participou

O Fauvismo foi um movimento de arte considerado como o primeiro moderno do século XX, esse nome foi dito por um crítico para definir as cores fortes que Henri e André Derain usavam, fauvismo significa “feras selvagens”.

Os pintores famosos que fizeram parte desse momento da história da arte acreditavam que não deviam reproduzir as proporções exatas dos objetos reais, mas pintar com deformidades nas estruturas e usar cores puras.

Quadro de flor que você precisa conhecer

Um dos quadros de flores famoso que Henri Matisse fez é conhecido como “Natureza 8”, o quadro mostra um vaso em cima de uma mesa com diversas espécies de flores diferentes, sendo interessante notar o quanto as cores chamam atenção à primeira vista.

Henri Fantin-Latour (1836-1904)

Pintor que também era litógrafo, método de impressão feito por algumas pessoas na época, seus trabalhos mais comuns envolviam quadro de flores ou retratos de artistas e escritores, geralmente em grupo.

Aprendeu a pintar com seu pai, que era artista, depois se matriculou na École des Dessin e após isso foi estudar na École Beaux-Arts de Paris. As escolas proporcionaram para ele conhecimentos e contatos com artistas jovens.

Um dos contatos importantes foi com pintores famosos como Whistler e Manet, que algum tempo depois integraram o movimento impressionista, porém ele não foi influenciado por essas pessoas, seu trabalho permaneceu com estilo conservador e clássico.

Suas pinturas vendiam muito bem na Inglaterra, principalmente com temas de natureza, suas pinturas eram muito realistas e detalhadas.

Fantin-Latour criou também litografias imaginativas inspiradas na música de alguns dos grandes compositores clássicos.

Movimento artístico que fez parte

O pintor fez parte do Romantismo, que dava maior liberdade expressiva, com liberdade e foco na subjetividade, prestigiando a imaginação, valorizando os sentimentos e a exaltação à natureza, entre outras características.

Quadro de flor que você precisa conhecer

O quadro Natureza Morta com Rosas Brancas mostra um ramo dessas flores pintado com riqueza de detalhes, sendo possível notar que o branco das pétalas se destacam com os tons de verde do quadro.

Francesco Guardi (1712-1793)

Flor com pétalas rosas abertas.

Guardi e Italiano, considerado um dos maiores pintores de Veneza do século XVII e o mais notável criado em uma família de artistas nobre que tinha renome na cidade, após a morte de seu pai o pintor ficou sob os cuidados de seu irmão Gian Antonio, assim com o atelie da família. 

Além de aprender com seu irmão, Francesco também aprendeu a pintar com o artista Canaletto, conhecido por pintar paisagens urbanas de Veneza e que teve muita influência sobre as inspirações do artista. 

Trabalhou também em uma oficina onde teve contato com Michele Marieschi, e se aprofundou no estilo de pintura vedute, forma de pintar paisagens com mais detalhes.

Junto das influências das pessoas com que teve contato, Francesco conseguiu desenvolver um estilo próprio com pinceladas mais soltas e o uso da técnica era conhecida como sfumato e pintura di tocco, pinceladas fortes em áreas pontuais do quadro.

A primeira obra assinada por Francesco chamou Santo adorando a eucaristia no ano de 1739, fez também uma sequência de 12 telas chamadas Festa do Doge, para celebrar a eleição do doge Alvise IV Mocenigo em 1763.

No ano de 1778, recebeu uma encomenda de suas telas para comemorar a visita dos arquiduques à cidade e outras duas telas para visitar o Papa Pio VI.

No ano de 1782, quando já tinha 70 anos, Francesco foi admitido como membro da academia de Belas Artes de Veneza, mesmo após seu falecimento o estilo de Francesco permanece influente quase meio século depois.

Movimento artístico: O movimento artístico que Francesco fez parte foi o rococó, as principais características são pinturas com linhas sinuosas e temas que podem parecer bucólicos. Usando bastante a natureza como tema dos quadros pelo aspecto de beleza e perfeição, o objetivo dos quadros feitos nessa época era provocar sensação de prazer mostrando formas delicadas de pintar.

Quadro de flor que você precisa conhecer

O quadro Flower in a basket tem a paleta de cores diversificada, representa uma cesta de Rosas de diversas cores, enquanto o fundo é composto por tons escuros de marrom, deixando as pétalas em evidência.

Se você leu esse texto até o final, então teve uma breve aula de história da arte, aprendeu sobre a história de pintores relevantes, além de saber algumas características de movimentos artísticos e quadros de flores feitos por pintores famosos.

As flores são inspiradoras, e para conhecer algumas espécies que se transformaram em pinturas ao longo das histórias, acesse a Arquitetura das Flores, uma Floricultura de Porto Alegre, e conheça mais opções de espécies. 

Antes de ir embora temos uma pergunta para você, dessas histórias que você conheceu hoje, qual foi a sua preferida?

Aranjo colorido.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *