O Paisagismo Jardim é uma forma de colocar flores na parte externa da casa, mas de maneira planejada. É muito comum algumas pessoas terem como hobbie cuidar de plantas, e para isso reservam um canto da casa para colocar os vasos, e quando se trata de paisagismo essa atividade muda para um nível um pouco mais avançado.
Se você tem um cantinho externo reservado, desde jardins a áreas improvisadas para cuidar das plantas, então leia esse texto para aprender conceitos fáceis de paisagismo!
Entenda o que é Paisagismo Jardim e porque pode ser feito em espaços de qualquer tamanho!
Colocar flores em vários ambientes é uma maneira de deixar um local mais bonito, pois esses itens trazem tranquilidade e afetam os sentidos, liberando boas sensações, inclusive se colocadas em ambientes internos, que podem estimular a criatividade e a produtividade.
Em casas com espaços externos, existem pessoas que utilizam as dimensões para colocar vasos de planta: e a criação nesse lugar demanda cuidado, onde o paisagismo serve para deixar o espaço mais bonito.
Para que você entenda melhor, o paisagismo é considerado um tipo de arte que recria aspectos naturais e belos do ecossistema, isso melhora a qualidade de vida dos indivíduos que moram no local e também a aparência do jardim.
De maneira geral, o paisagismo é usado para a decoração em parques e em praças das grandes cidades.
Para criar a paisagem é necessário fazer um trabalho com elementos vivos como: árvores e flores, pedra, cascalho, entre outros materiais; os projetos de Paisagismo Jardim são feitos com itens da própria região.
Essa prática existe por dois motivos: Valorizar a fauna nativa e aproveitar as flores já adaptadas às condições locais, mas não existe impedimento para que algo de outro local seja inserido no projeto, e isso vai depender do seu gosto e direcionamento do projeto.
Algumas pessoas pensam que Paisagismo Jardim pode ser feito apenas em lugares grandes, daqueles que tem bastante espaço sobrando, mas na verdade qualquer espaço pode ser transformado em um ambiente para ajudar você a escapar um pouco da vida urbana.
O segredo é olhar para o espaço que você tem disponível e pensar qual o tamanho do vaso e a altura da flor que pode ser comportada no local, além disso leve em consideração também a cobertura do local, pois isso influencia no fornecimento de água e luz para as plantas.
Caso você tenha um espaço pequeno e acredite que não seja possível fazer um jardim em sua casa, então fique atento, pois ao longo do texto falaremos sobre um tipo de jardim muito útil para espaços menores.
Para adicionar flores no projeto de paisagismo do jardim é necessário alguns cuidados, não basta apenas plantar as mudas da espécie que você deseja, ou comprar uma flor e plantar no solo, e para saber como fazer isso continue a leitura.
Saiba como inserir flores no Paisagismo Jardim de maneira certa
Para criar um ambiente de paisagem natural é necessário colocar as flores de maneira certa para que possam sobreviver bastante tempo no seu jardim, por isso é importante ler com atenção as boas práticas.
Coloque elementos funcionais e estéticos
O resultado da aparência do Paisagismo Jardim vai depender bastante da sua criatividade, a criação de uma paisagem natural depende dos itens que você colocar no local.
Quem trabalha com paisagismo costuma usar enfeites feitos de materiais naturais, pois a estética é importante para combinar com a aparência das flores.
Ao mesmo tempo em que a estética é importante, a funcionalidade de alguns itens pode deixar o local mais bonito ou facilitar o cuidado com as flores.
Existem vários móveis de jardim que você pode encontrar em diversas lojas especializadas, no caso das flores você pode colocar uma cerca para que elas se agarrem e formem uma cerca viva, ajudando na decoração e no cuidado.
Separe uma região para os vasos
Os vasos para flores são essenciais como fase de transição, antes de serem plantadas no solo. Fazer um paisagismo no jardim apenas com vasos é uma possibilidade para quem tem pouco espaço, mas nesse caso saiba que com o tempo pode ser necessário mudar as flores de vaso, pois algumas espécies crescem bastante e precisam de mais espaço para se desenvolver.
Faça um caminho para poder caminhar e aproveitar o espaço
O projeto de Paisagismo Jardim precisa estar bem definido, estipulando o limite que as flores podem estar. Com a demarcação, as pessoas que frequentam o local podem aproveitar o espaço sem danificar nada e sem preocupação em invadir o espaço de plantio.
O definir demarcação pode ser a confecção de uma trilha para direcionar as pessoas para onde podem ou não pisar.
O piso da trilha pode ser feito de vários materiais como pedras ou cascalho, mas é ideal que fique a vontade para usar a criatividade e criar desenhos ao longo do caminho.
Paisagismo Jardim Vertical
Você lembra que ao longo do texto foi falado sobre um tipo de jardim que pode ser feito por pessoa que tem pouco espaço em casa, esta é uma das possibilidades do Jardim Vertical.
O Jardim Vertical é um conceito para o plantio de flores em espaços compactos, nele os vasos ficam em prateleiras fixadas nas paredes, se preferir pode usar floreiras, modelo de vaso grande onde cabem várias flores juntas.
Crie um Jardim Suspenso
O Jardim Suspenso é um conceito que pode ser usado em ambiente com espaço maior ou menor, caso queira deixar um local repleto de flores, essa é uma alternativa.
Jardins Suspensos consistem em usar modelos de vasos que podem ser pendurados, dessa forma você consegue aumentar a ocupação do local e criar novas paisagens naturais.
Com a possibilidade de pendurar vasos no jardim é possível criar tipos criativos de paisagem e aumentar a variedade de flores, praticamente considerado uma forma nova de utilizar o espaço.
Para criar um bom planejamento de paisagismo no jardim é fundamental saber onde buscar inspiração, claro que fotos na internet podem ajudar a encontrar modelos que podem servir como guia, uma pesquisa rápida e você encontra uma quantidade enorme de referências, e pode ser difícil focar apenas em uma foto, por isso para ajudar você a se inspirar com opções possíveis e segmentadas, conheça os jardins mais bonitos do Brasil.
Conheça os lugares do Brasil com Paisagismo Jardim inspiradores!
Jardim Botânico de São Paulo
Se você quiser conhecer um local com diversidade de fauna, então precisa ir ao Jardim Botânico de São Paulo, com 360 mil metros quadrados, um espaço que tem uma quantidade muito diversificada de árvores e flores, com atenção especial ao orquidário. Inclusive, lá, você pode conhecer uma reserva da Mata Atlântica.
Por causa da quantidade de flores, a primavera é a melhor estação do ano para fazer uma visita ao lugar, para contemplar as árvores floridas, entre outras atrações.
Jardim Botânico de Curitiba
Esse é um dos pontos turísticos mais famosos da cidade de Curitiba, o jardim é um lugar ideal para uma tarde relaxante de apreciação das flores, na estufa e vidro, com arquitetura inspirada no Palácio de Cristal de Londres, que ao redor do jardim tem inspiração francesa.
Nesse local existe um jardim chamado Jardim das Sensações, onde o público é convidado a participar de uma trilha de 200 metros para conhecer as flores, mas isso é feito usando uma venda e o contato com as flores é usando apenas os sentidos tato, olfato e audição.
Inhotim
Inhotim é um lugar para arte, tanto para obras, pois o local conta com um dos acervos de arte contemporânea, com obras de artistas renomados como Hélio Oiticica. A importância das obras é tanta que Inhotim é considerado o maior espaço de exposição artística a céu aberto da América Latina.
Além disso, também é um ótimo lugar para quem quer apreciar flores, pois tem jardins incríveis com coleção de botânica de espécies raras de vários continentes do mundo, para você ter noção da dimensão do jardim, são 4.300 espécies em cultivo, cercada por área nativa.
Parque Amantikir
Esse parque fica na cidade de Campos do Jordão, São Paulo, o local tem no total 60 mil metros que podem ser percorridos livremente, ou com um guia, em qualquer uma das modalidades de passeio você pode explorar os 26 jardins temáticos para conhecer vários tipos de flores.
Jardim Botânico de Porto Alegre
Falando sobre um lugar com diversidade de flores, o Jardim Botânico de Porto Alegre é considerado o mais importante do Brasil, por causa da quantidade de flores no acervo do local, sendo alguns de flora regional.
Os visitantes podem aproveitar o espaço como desejarem, seja para aproveitar uma tarde de sol, ou contemplar os lagos e os canteiros de flores.
Com certeza, ao fazer um passeio para qualquer um desses lugares, você verá uma diversidade enorme de cores e sentirá muitos perfumes das flores.
Caso você não tenha a possibilidade de tirar um tempo de folga para ir a um dos lugares citados para buscar inspiração de paisagismo e jardinagem, conheça algumas flores comuns de serem plantadas em jardins.
Conheça as flores mais atraentes para paisagismo e jardinagem!
Orquídea
Para conversar com o ambiente, a Orquídea no paisagismo do jardim precisa ser plantada em um lugar onde o sol não bate com frequência, pois a flor gosta de uma sombra. A rega dessa flor não tem uma regra fixa, aliás esse tipo de flor é conhecida por ser um pouco temperamental, por isso não existe um regra de quando colocar água, mas faça isso sempre que perceber que a terra onde ela está perdeu umidade.
Begônia
A Begônia gosta de receber luz indireta e de climas quentes. Quando plantada no solo, a flor passa por um tempo de estabilização para se acostumar com o novo local, durante esse tempo, Begônia deve ser regada com frequência até se acostumar com a paisagem natural em que está inserida.
Cravo
O Cravo é fácil de plantar, basta fazer um buraco, aproximadamente 10 cm, e depositar a semente. Caso você pretenda plantar mais de uma flor desse tipo, então deve respeitar o espaçamento de 10 cm entre cada uma.
Ao contrário das outras flores citadas, o Cravo gosta de sol, mas com limite de tempo de apenas 4 horas por dia, então fique atento a isso, plante em um local onde a flor possa receber luz solar durante um período específico do dia.
Crisântemo
Para manter o Crisântemo saudável, o segredo é evitar as correntes de ar. Plante-o em um local onde não tenha muito vento e que não prejudique a flor.
A luz solar para essa flor é muito importante, mas apenas de forma indireta, evite calor em excesso, enquanto regar, você pode seguir a regra de colocar água na flor entre 2 a 3 vezes por semana.
Essas quatro flores são ótimas para incluir no seu espaço reservado para jardins e planejar o seu projeto de Paisagismo Jardim. E se você quer conhecer outras espécies além dessa, então continue lendo com atenção.
Conheça a Arquitetura das Flores e outros tipos de flores
A Arquitetura das Flores têm diversas espécies de flores que você pode escolher para colocar no seu jardim, seja em um espaço grande ou pequeno. Conheça nossa variedade de flores! Além disso, temos muito conhecimento sobre o assunto que gostamos de dividir em nosso blog, e estamos à disposição para indicar outras espécies que podem embelezar e inspirar ideias no seu plano de Paisagismo Jardim. Entre em contato conosco, agora!