Linguagem das flores: Você sabe o que é floriografia?
A linguagem das flores é um estilo de comunicação que surgiu há muitos séculos, nessa época houve uma grande produção literária sobre o assunto, isso contribuiu para que essa forma de comunicação pudesse atravessar o tempo e ser difundida até os tempos atuais. Neste conteúdo você vai entender como teve início a floriografia e conhecer algumas flores e seus significados.
Saiba de onde surgiu a linguagem das flores
As flores sempre tiveram significados simbólicos nas culturas de todo mundo por causa das cores chamativas, variedade de espécies e sutileza, essas características instigaram pessoas a criarem mensagens através delas.
Tudo começou na região da Antiga Pérsia onde as flores já eram usadas como forma de comunicação entre os séculos 17 e 18.
A prática de usar uma linguagem das flores foi sendo difundida pela Europa a partir do momento em que o espanhol Rei Carlos II importou os símbolos da Antiga Pérsia.
O primeiro dicionário de floriografia foi escrito em 1818 na França, pelo autor Mme. Louise Cortambert, que usou o pseudônimo de Charlotte de La Tour, o conteúdo do dicionário abordava como demonstrar intenções e sentimentos usando flores, cada uma passava uma mensagem diferente de acordo com sua espécie e cor.
Os gestos feitos com as flores também eram parte do diálogo da floriografia, por exemplo, se ao receber de presente uma flor que indique uma pergunta, ao estender a mão direita a resposta era positiva, mas ao estender a mão esquerda a resposta era negativa.
Entre as nações em que flores tinham importância simbólica foram as dos ingleses, que na época Vitoriana criaram um sistema para codificar e colocar as flores em um campo de conhecimento como é chamado de linguagem das flores: a floriografia.
Apesar de difundida há muito tempo, historicamente, considera-se que a linguagem das flores surgiu no Reino Unido, na era Vitoriana (1837-1901), o reinado da Rainha Vitória foi marcado pela instauração por muitas regras de etiqueta.
As regras definidas pela rainha tinham a intenção de tornar a população mais “educada”, por isso durante o tempo em que vigorou seu reinado, o país passou por diversas mudanças culturais, econômicas e políticas.
Devido às regras impostas pela rainha, falar sobre alguns assuntos passou a ser proibido e mal visto socialmente, entre as pautas proibidas encontravam-se os assuntos amorosos.
Diante dessa proibição, as classes mais altas do Reino Unido junto da burguesia, que tinham bastante tempo livre, fascinados pelas características das flores, desenvolveram os códigos para criar a linguagem das flores.
A floriografia passou a servir como código para que a população pudesse se expressar publicamente sobre diversos assuntos que não podiam dizer abertamente, tornando-se uma maneira de expressar os sentimentos para outras pessoas sem dizer uma palavra.
A partir desses momentos, as flores começaram a fazer parte da vida da população inglesa, seja para sinalizar intenção de começar um relacionamento ou como um aviso sobre uma traição, esses itens começaram a ficar em destaque entre homens e mulheres em todo país.
Existem muitas espécies de flores e cada uma tem um significado diferente, por isso falar de todos deixaria esse texto enorme. Caso se interesse mais pelo assunto, conheça também o livro “A linguagem das flores”.
Neste texto, vamos listar algumas flores com significados interessantes para entender a ideia de como a floriografia funciona.
Algumas flores e seus significados, segundo a floriografia da era Vitoriana
- Cravos vermelhos: Meu pobre coração;
- Cravos rajados: Recusa;
- Cravos amarelos: Desprezo;
- Copo de leite (também conhecida como Callas): Magnífica beleza;
- Lírios brancos: Pureza, doçura;
- Rosas vermelhas: Beleza;
- Rosas enviadas diariamente: Eu desejo o seu amor;
- Rosas solitárias: Simplicidade;
- Rosas amarelas: Ciúme;
- Coroa de Rosas: Recompensa pela vitória/pessoal de virtude;
- Crisântemos vermelhos: Eu amo;
- Crisântemos brancos: Verdade;
- Crisântemos amarelos: Amor enfraquecido;
- Tulipa vermelha: Declaração de amor.
A floriografia é interessante por agregar significados às flores, por isso quem deseja dar um buquê a outra pessoa deve buscar entender o que as flores dizem, pois dessa forma é possível tornar o presente ainda mais especial.
Se as flores variam de significado, as cores mantêm o simbolismo. Se você prestou atenção na lista mostrada acima, então notou que flores vermelhas estão ligadas ao amor e as amarelas com problemas de relacionamento.
Saiba o que as cores significam na linguagem das flores
Flores da cor vermelha
As flores vermelhas são uma das mais conhecidas quando é necessário expressar sentimentos afetivos como amor e paixão. As flores dessa cor também servem para outro contexto como: coragem, poder, respeito e desejo.
Na Ásia, essa cor representa outro tipo de afeto, o amor de família ou materno, ao invés do romântico ligado a casais. Enquanto na China, o vermelho simboliza boa sorte.
Flores da cor amarela
Flores amarelas simbolizavam ciúmes na época Vitoriana, mas com o tempo, o significado atrelado a essa cor mudou e hoje está relacionado a sentimentos positivos como amizade, leveza, alegria e desejo de boa sorte.
Por causa disso, flores amarelas são usadas com frequência em buquês para desejar parabéns a quem recebe.
Flores cor-de-rosa
As flores cor-de-rosa representam graça, alegria e inocência, mas em algumas culturas o significado pode variar. Na Tailândia, flores dessa cor dizem sobre confiança, enquanto na China representam boa sorte e no Japão boa saúde.
As flores cor-de-rosa representam a feminilidade e a diversão, mas geralmente são usadas para passar mensagens de interesse romântico, amizade e gratidão.
Flores de cor branca
As flores de cor branca têm significados muito diferentes no oriente e no ocidente, por isso atenção ao enviar flores brancas para outra pessoa.
No ocidente, as flores brancas têm significados de: pureza, honestidade, humanidade e inocência, por isso são usadas para demonstrar desejos positivos. Mas na Ásia, o significado está relacionado ao luto.
Flores de cor roxa
A cor roxa pode ter significados nobres que simbolizam sucesso, admiração e realeza, além de elegância e honra.
Flores de cor azul
A cor azul está relacionada à paz, calma e tranquilidade, mas na linguagem das flores está relacionada com: confiança, intimidade e segurança.
Se você receber uma flor azul, então é seu dia de sorte, pois é uma cor muito rara de ser encontrada no universo das flores o que faz com que sejam ainda mais bonitas.
Flores de cor laranja
A cor laranja na época Vitoriana era vista como negativa, mas atualmente essa cor diz sobre entusiasmo e excitação, geralmente incluídas em presentes florais que oferecem parabéns ou bom ânimo.
Flores de cor verde
Flores verdes são raras, relativamente, o significado dessa cor está ligado a renascimento, renovação e tentar novos começos. Outros significados atrelados a elas são saúde, prosperidade e juventude.
Se você leu o texto até aqui, então conheceu a linguagem das flores e já sabe como isso surgiu, compreende que pode passar mensagens através de flores e decodificar o que cada uma significa. Para conhecer várias espécies de flores com a mensagem ideal para um momento especial, uma celebração e/ou para presentear uma pessoa querida, entre em contato com a Arquitetura das Flores!
Agora que você sabe decifrar o que as flores dizem, queremos saber: qual flor você já recebeu?
Amei ler estas informações…
Olá Inajara, tudo bem?
Adoramos saber que você gostou do texto, ficamos felizes que tenha lido até o final, continue acompanhando nossos conteúdos para descobrir mais sobre o encantador mundo das flores. Ah, uma dica, enquanto não sai textos novos, você pode ler os textos antigos, com certeza vai aprender muitas coisas interessantes.
Sem saber a razão, as flores de cor amarela sempre me causaram muito bem e a elas recorri, sempre que possível, para fazer homenagens de toda ordem. Neste feriado de 7 de setembro, assisti à serie “as flores esquecidas de Alice Hart” e entrei em contato com o termo “floriografia”… bingo! Amei e aqui estou.
Obrigada.