Blog, Blog Arquitetura das Flores

Vaso de flores: Como escolher o certo?

Orquídea roxa em vaso e fundo branco

Colocar vaso de flores nos ambientes de casa é uma forma de dar uma cara nova àquele cantinho que você quer mudar, sabe? Ao fazer isso, aumenta o contato com a natureza, além da capacidade de acalmar o ambiente. Não é estranho conhecer alguém que converse com flores, alguns acreditam que isso traz benefícios, pois adicionar flores em casa deixam o clima mais alegre, sendo também ótimas peças para decoração.

Saber como escolher o vaso certo é o segredo que agrega personalidade ao arranjo de flor e deixa todo ambiente harmonioso. Leia até o final e veja mais detalhes sobre vasos. 

O que levar em consideração ao escolher vaso de flores

Cravina roxa e billy balls amarela em vasos de flores.

Existe vaso de flores de tamanhos e materiais diferentes, não apenas pela estética, mas pela diversidade de materiais que são compostas propositalmente, pois cada vaso tem características diferentes para se adequar a demandas diferentes das flores.

Por isso, além de levar em consideração apenas aspectos estéticos ao escolher o melhor lugar para sua flor se desenvolver, vamos tocar em pontos importantes que você deve ficar atento, continue a leitura.

Tamanho da flor e espaço

Orquídea amarela e cravina roxa em vaso de flor.

O vaso de flor deve ter o tamanho certo para as características das flores que você escolher, não existe uma regra padrão para cada uma, por isso é importante saber um pouco do desenvolvimento da espécie que você escolher. 

Algumas flores crescem bastante, em alguns casos, elas não ficam fixas em sentido vertical, mas se curvam para o lado, nesta situação colocar uma flor com essa propensão será prejudicial, sendo necessário espaço maior. 

Se tratando de uma outra situação, quando são flores pequenas, que costumam ter volume, seja pela abertura das suas pétalas ou quantidade de flores no arranjo que costumam parecer um buquê, formando um arco embaixo do caule. O vaso de flor ideal deve ter bastante espaço nas extremidades e pouca profundidade, pois as flores precisam de contato com as raízes.

A quantidade de água que você quer colocar em vasos de flores é uma questão muito importante, logo falaremos mais sobre isso, mas flores que demandam cuidados um pouco mais complexos, com regas mais frequentes, se beneficiam de vasos que retém mais líquido ajudando a flor a se nutrir.

Furos no fundo do vaso

Orquídea marrom em vaso de flor.

Apesar de as flores precisarem de água, é importante que a quantidade que não é absorvida pela terra seja escoada, para evitar que ela se afogue e que seja sufocada pelas raízes. Por isso é importante observar a espessura e a quantidade dos espaços embaixo do vaso.

Faça buracos no vaso, mas não muito grande, isso serve para regular a quantidade de água  e que as flores absorvam nutrientes.

Temperatura do vaso de flores

Orquídea marrom em vaso de flor

Cada espécie de flor precisa de quantidades diferentes de exposição ao calor, por causa da fotossíntese, claro, mas quando se trata do calor dentro do vaso é importante regular,  vasos de flores com materiais diferentes para absorver a quantidade necessária de luz. 

Quando estiver escolhendo o seu vaso de flor, busque entender o quanto de calor o material absorve e a quantidade que a sua flor precisa, por exemplo, uma flor que não gosta de calor deve ficar longe de vasos de plástico.

Estética do vaso de flores

Falamos no começo do texto que a estética é o principal ponto que a maior parte das pessoas leva em consideração quando se trata de escolher vasos de flores. Sabemos que a preocupação com a aparência do vaso de flor é importante, mas para que você não escolha pensando apenas na estética temos uma dica simples: leve em consideração o contexto da decoração e o ambiente. 

Em decorações com estilo clean e aconchegante, como o chill house, vasos de vidro são ótimos para manter a sobriedade do ambiente, enquanto aqueles que são feitos de madeira combinam em ambientes rústicos.

Agora que você entendeu o que levar em consideração para escolher um vaso de flores, se aprofunde nos materiais para saber qual é o melhor ambiente para cuidar das suas flores.

Conheça os diferentes tipos de materiais para vaso de flores

Você deve imaginar que não existe apenas um tipo de material de vaso de flor que serve para todas, cada um deles que será citado nesse texto tem características diferentes, a ideia é adquirir conhecimento para fazer a melhor escolha.

Vaso de Prata

Vasos de flores feitos de prata são excelentes para dar um toque sofisticado ao ambiente, essas peças são usadas, às vezes, para flores solitárias, essas sem acompanhamento de um arranjo de flores ou outros objetos próximos.

Vaso de cerâmica

Os vasos de cerâmica são ótimos para a decoração, e para conservação das flores, podem ser colocados junto de qualquer material, com a vantagem de variedade de personalização, podendo ser encontrado em diversas cores, estampas e formatos.

Vaso de plástico

Esse material para vasos são os mais fáceis de achar, mas isso não significa que não sejam úteis, qualquer pessoa que já comprou flores encontrou-as em um vaso desse tipo, geralmente nas cores preta ou marrom.

A vantagem desse vaso é a leveza, facilitando o transporte, apesar da durabilidade ser menor e absorver bastante calor. Por isso geralmente é usado como vaso de transição, as flores que são colocadas nele ficam pouco tempo até a troca de vaso.

Vaso de barro

O vaso de flores feito de barro é muito popular, provavelmente um dos mais usados por pessoas que buscam colocar flores em ambientes externos, como em jardins.

As características desse material favorecem a flor, conseguem manter a temperatura da flor constante sem prejudicar a flor, além de conter furos que permitem que a flor respire com mais facilidade.

Vaso de cimento

Os vasos de cimento costumam ser muito resistentes, mas são pesados e difíceis de carregar, mas se você gosta desse material, então preste atenção a essa dica, sempre busque por um que seja maior do que a planta. 

Vasos desse tipo tem espaço interno menor que aparentam quando vistos de fora, por causa da espessura do cimento algumas pessoas compram com o tamanho exato e acabam não conseguindo plantar a flor.

Vaso de vidro

Vasos de vidro são ideais para destacar a beleza das flores e mantê-las no estilo decorativo intacto, pois são adaptáveis a qualquer ambiente, e pela facilidade de moldar o vidro é muito fácil de encontrar muitos estilos diferentes.

Se você leu o texto até aqui, então já sabe como escolher o vaso de flores, agora falta  preencher esse recipiente. Para ajudar com isso, conheça a Arquitetura das Flores, onde você vai poder preencher muitos vasos de flores com muita variedade de espécies. Entre em contato conosco! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *