Blog, Blog Arquitetura das Flores

Espumantes harmonizam as combinações especiais com flores

Espumante Chandon dentro de cercado de madeira com taças e arranjo de Gloriosas.

O espumante é uma bebida que ganha destaque nessa época de fim de ano, junto com o vinho, essas bebidas são dadas como presente em algumas ocasiões, sendo uma forma de tornar os momentos mais especiais com as combinações de flores. Neste texto, você vai descobrir algo que provavelmente não sabia: existem algumas uvas usadas para fazer vinhos com aroma de rosas. Para descobrir mais sobre isso e quais as melhores combinações de bebidas com flores, leia esse texto até o final.

Conheça os melhores tipos de espumantes e as flores que mais combinam com eles

Espumante Chandon com Girassol dentro da garrafa que está dentro de cercado de madeira com taças transparentes.

Espumante Chandon

O nome Chandon faz algumas pessoas acharem que a marca é de fora do país, mas na verdade é de uma empresa totalmente nacional, fundada em 1973, no Estado do Rio Grande do Sul, na cidade de Garibaldi.

Foi a primeira empresa exclusiva a colher uvas para produzir espumante na história do Brasil. Até os dias de hoje, as uvas são coletadas manualmente e transportadas com cuidado em caixas de madeira, para evitar o esmagamento.  Dessa forma, a marca consegue manter a qualidade das uvas e garantir o resultado perfeito.

Suas características são a de uma bebida fina clássica, com sensação de refrescância e frutado. O aroma é suave e marcante, tem notas cítricas e secas, além de flores brancas e toque de pão fresco.

A composição da bebida envolve três tipos de uvas em quantidades diferentes, 30% Chardonnay, 30% Riesling Itálico e 40% Pinot Noir.

Flor que combina com esse espumante: Lírio

Assim como o Chandon, o Lírio é uma flor de corte produzida nacionalmente, uma das principais entre a grande quantidade de flores que crescem em solo brasileiro. Outra semelhança é que os dois têm aspecto elegante e cores leves.

Espumante Moscatel

Moscato não é um tipo de uva, mas uma família que contém mais de 200 variações da fruta, geralmente usada para fazer vinho branco, já que é a predominância da espécie. Mas também existem as uvas tintas que podem fazer parte desse tipo de espumante.

As características dessa uva tem aroma frutado de uvas maduras, mas também lembra pêssego, damasco, laranja, mel e nectarina, além de toques suaves e com um floral com rosas e jasmins.

Se você tem interesse em se aventurar no mundo dos espumantes, então o Moscatel é uma ótima forma de começar, pois tem um sabor menos forte do que os outros que são mais secos, facilitando a degustação.

Flor que combina com esse espumante: Callas

As Callas são flores com diversas cores, não chega aos 200 da uva Moscatel, mas é possível fazer um paralelo entre as opções que apresenta diversidade nos tons. 

Espumante Salton

Existem três tipos do espumante Salton: o Salton Ouro Brut, Salton Rosé e o Salton Ouro Extra Brut. A diferença entre eles está no tipo de uva que são feitos. Quanto à graduação alcoólica a diferença é bem baixa.

Salton Ouro Brut Rosé

Feito com uvas Pinot Noir e Chardonnay, sua receita é fermentada duas vezes, a primeira para fazer o vinho e a segunda para a formação do gás carbônico do espumante, esses dois processos são feitos em temperaturas controladas.f

Salton Ouro Brut

Esse espumante usa as uvas: Chardonnay e Pinot Noir, mas também a Riesling, essa última uva passa por duas colhidas manuais, para que o produto seja feito apenas com a melhor matéria prima selecionada. 

O processo de fermentação é o mesmo, feito duas vezes, a primeira para formar a bebida e a segunda para adicionar o gás carbônico que forma a espuma, após esse processo a bebida é amadurecida sobre leveduras por 6 meses.

No processo de amadurecimento ganha notas de frutas brancas, frutos secos, leveduras, cítricos e brioche em seu aroma.

Salton Ouro Extra Brut

Feito com as uvas Chardonnay, Pinot Noir e Riesling, passa pelo mesmo processo dos outros, mas suas características são diferentes, tem cor amarelo palha e produz muitas bolhas, seus aromas são de frutas como maçã verde, pêssego e cítricos, mas também tem notas de flores, de algumas leveduras e frutos secos.

Quem provar essa variedade desse espumante e tiver o paladar treinado vai experimentar um sabor ácido, refrescante e agradável com cremosidade e notável persistência.

Flor que combina com esse espumante: Flores do campo

O espumante Salton tem três variações que passam pelo mesmo processo, e o resultado da combinação com flores é diferente, pois você pode escolher mais de uma flor entre uma diversidade que combine com o tipo de Salton e, de acordo com a sua preferência. 

Espumante Kriter Rosé

As espécies de uvas usadas para fazer o Kriter Rosé são a Pinot Noir e Cinsault, durante o processo de fabricação são prensadas, com o próximo passo de fermentar o produto da prensa, enquanto são amassados por aproximadamente 2 horas.

Neste processo se obtém a base do vinho rosé, e depois disso tudo, é necessário pegar o líquido e prepará-lo na vinícola de Beaune da França. Depois, é adicionado o licor com açúcares e leveduras naturais.

O processo de fabricação dessa bebida é envelhecido em tanques de aço por 2 meses, após isso são realizados o resfriamento para ajustar o nível de açúcar, a centrifugação e a filtragem.

A aparência desse espumante tem cor Rosa Cereja bem destacada e bolhas finas e persistentes. O sabor é equilibrado entre fresco e suave, com aroma de frutas vermelhas e Rosa Mosqueta. 

Flor que combina com esse espumante: Rosas

Buquê de rosas vermelhas visto de cima.

Pode parecer clichê, mas não tem como escapar, estamos falando de um espumante de cor rosé. Apesar disso, a flor não precisa ser da mesma cor da bebida, você pode apostar em Rosas Vermelhas para uma decoração de dois tons, usando o espumante. 

Se você leu o texto até aqui, então conheceu os espumantes finos que podem compor a sua mesa de fim de ano, e para embelezar ainda mais, pode combinar com as flores que foram recomendadas.

Para as pessoas que preferem o vinho, vamos citar também as melhores opções de bebidas para o fim do ano que podem criar uma decoração sofisticada e fina com a presença das flores. Então, continue lendo o texto para conhecer não apenas os vinhos, mas as uvas com aromas florais que originam as bebidas.

Conheça uvas com aroma floral que originam os melhores vinhos

Sauvignon Blanc: 

Com esse tipo de uva é possível criar vinhos muito perfumados e secos, características muito importantes da categoria conhecida como Bordeaux branco, inclusive do Sauternes.

O vinho feito da espécie Sauvignon Blanc tem aroma marcante com sabor que lembra ervas, por isso é conhecido como Herbáceo, pois apresenta notas de frutas cítricas e hortaliças, como aspargo e pepino.

É possível encontrar vinhos desse tipo com aroma de maracujá, kiwi e abacaxi.

Flor que combina com o vinhos feito por essa uva: Tulipa

Da mesma forma que o produto do Sauvignon Blanc é marcado por ser muito perfumado, as Tulipas também tem essa característica, lembram o cimento, eucalipto, pepino e limoeiro. Ótima opção para quem deseja combinar perfumes.

Para evitar que os aromas se confundam e não consigam ser sentidos totalmente é recomendado colocar as tulipas um pouco afastadas do vinho. 

Torrontés Cepas

Único vinho de origem Argentina desse texto, seu aroma é muito marcado pelo aroma floral. As flores que podem combinar com a decoração, são o Gerânio, Lírio e a Rosa.

Esse tipo de vinho tem um teor de álcool muito alto, o motivo disso acontecer é que a região de cultivo recebe bastante sol, isso influência no desenvolvimento das uvas que acumulam muito açúcar que se transforma em álcool no processo de fermentação.

O seu sabor traz acidez que é muito bem-vinda na hora de harmonizar com as refeições, mas seu sabor é refrescante e ao mesmo tempo intenso, mas sem perder o sabor das frutas e ganhar notas de mel e orégano.

Flor que combina com o vinho feito por essa uva: Cravos

Assim como as uvas do vinho Torrontés Cepas passam muito tempo expostas ao sol, os cravos são um tipo de flor que gosta disso, sendo fundamental para o seu desenvolvimento. 

Para compensar o aroma do vinho que não é tão presente, o vaso de cravos pode ser usado para balancear esse aspecto, pois é uma das flores mais usadas na produção de incensos, óleos aromáticos e perfumes.

Nebbiolo 

Colhidas na região de Piemonte, na Itália, os tipos de vinhos mais conhecidos produzidos são o Barolo e o Barbarescos, a experiência olfativa lembra o cheiro de rosas e cerejas maduras, enquanto no paladar remete a mastigar cogumelos recém colhidos 

As características padrões do que é produzido com as uvas Nebbiolo são bebidas com aromas ricos em frutas negras e flores como Violeta e Rosas.

Os Barolos estão entre um dos principais rótulos mais conhecido no mundo, enquanto os Barbarescos são macios, com menos taninos e não levam muito tempo de maturação.

Flor que combina com vinhos feito por essa uva: Gloriosa

Se você gosta de comemorar o Fim do Ano ao ar livre, como em varanda, então para aprimorar a decoração você pode incluir a Gloriosa, uma flor que tende a se agarrar em suportes leves, como janelas, paredes com arames, entre outros.

Touriga Nacional

Essa espécie de uva produz um vinho Português, com ênfase no vigor ácido, capaz de ser encontrado em diversas regiões portuguesas, mas apresenta maior quantidade de variantes nas regiões do Douro e Dão, essas variantes podem ter aroma de Violeta, Lavanda e Flor de Bergamota.

As variações dos vinhos produzidos pela Touriga Nacional tem aspecto elegante, possui ótima concentração de cor, complexidade alta e taninos finos com sabor intenso.

Flor que combina com vinhos feito por essa uva: Orquídea

Orquídea branca.

Se o vinho é Português, então nada melhor do que fazer uma combinação com uma espécie de flor abundante no país, a Orquídea

O motivo dessa flor ser muito cultivada por lá é que ela conseguiu se adaptar ao clima de Portugal, sendo encontrada em quase toda a região.

A primeira espécie dessa flor chegou em Portugal muito tempo no passado, no Jardim Botânico da Ajuda, na cidade de Lisboa, durante o final do século XIX onde houve uma coleção muito variada de Orquídeas.

Uma característica de qualquer bebida fina é a possibilidade de harmonizar com algum prato para realçar o sabor e criar uma boa experiência. Neste texto, seguimos essa ideia para falar sobre as combinações de flores para o seu ambiente de festividades de fim de ano junto às bebidas que podem dar um toque especial para o seu almoço ou jantar.

Além disso, a união de espumantes e flores permite que você crie combinações incríveis de presentes, com significados diferentes dependendo da espécie da flor escolhida.

Neste texto você aprendeu um pouco sobre os principais vinhos e espumantes para o fim do ano, mas se quiser conhecer outras flores, entre em contato com a Arquitetura das Flores e conheça nossa variedade de produtos. Celebre os bons momentos da vida com uma decoração única e especial com a presença das flores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *